A Gerdau anunciou ontem uma troca no comando de sua operação na América do Norte, responsável por 19% do EBITDA da companhia.
 
Peter Campo, presidente da Operação de Aços Longos, deixou a empresa, e será substituído interinamente pelo recém-empossado CEO da Gerdau, Gustavo Werneck.
 
10314 09e3c4e6 52c3 0003 0000 724799f6681aCampo estava na Gerdau há nove anos. Mark Marcucci, presidente da Operação de Aços Especiais nos EUA, baseado em Michigan, continua no cargo.
 
Num comunicado ao mercado, a Gerdau disse que a mudança foi desenhada “para ampliar o foco na rentabilidade e buscar formas inovadoras para melhor atender nossos clientes.”
 
A margem EBITDA do negócio América do Norte está em cerca de 6%, a menor de todas as áreas de negócio da companhia. 
 
A troca da guarda em Tampa, na Flórida — o QG da operação de aços longos — é um pequeno sinal das mudanças profundas acontecendo na siderúrgica.
 
Desde que assumiu o cargo em janeiro, Werneck está imprimindo um novo ritmo de trabalho à Gerdau, uma empresa de controle familiar acostumada a hierarquia férrea e decisões mais demoradas.
 
Na sede corporativa da Gerdau em Pinheiros, os diretores não têm mais sala própria.  Uma só secretária atende todos os diretores e VPs, que se sentam juntos ao redor de uma mesa oval e compartilham o banheiro com outros funcionários.  
 
Internamente, a ficha já caiu: o novo CEO quer decisões mais rápidas, com cada executivo tendo mais autonomia e assumindo um maior protagonismo.  A hierarquia está sendo dissolvida. Enquanto as decisões antes eram colegiadas no topo da pirâmide, agora os times estão se sentindo parte do processo decisório.
 
Werneck, que vai trabalhar de calça jeans, trouxe de 20 e 30 pessoas da sede gaúcha para o escritório de São Paulo, incluindo o vp de recursos humanos, TI e industrial, e o CFO. 
 
Desde o início do ano, nenhum vp trabalha mais em Porto Alegre.  
 
Werneck, que tem 44 anos e está na Gerdau há 13, liderou diversas iniciativas de inovação digital na companhia antes de se tornar CEO — todas voltadas para ganhos de eficiência interna.
 
Agora, seu foco é repetir a estratégia — mas da porta para fora: o plano é injetar tecnologia no relacionamento da Gerdau com os clientes, incluindo o uso de inteligência artificial.
 
Um das maiores fornecedoras de aços especiais para a indústria automotiva global, a Gerdau rotineiramente trabalha com a indústria para pesquisar e desenvolver novos aços.
 
Antes, a Gerdau passava um mês consultando inúmeras fontes para desenvolver um aço novo.  Agora, com inteligencia artificial, este processo foi reduzido para 24 horas.
 
Na construção civil, a Gerdau desenvolveu no ano passado uma plataforma online para ajudar incorporadoras a calcular a quantidade de aço estrutural nos novos projetos, reduzindo o desperdício e o tamanho dos canteiros de obra. O software já está sendo disponibilizado para clientes do setor.