A XP rebaixou a recomendação para a Petrobras de ‘neutra’ para ‘venda,’ e disse que “não há mais como defender” a empresa.

Num relatório enviado a clientes hoje à tarde, a maior corretora do Brasil disse que a troca do presidente da Petrobras foi uma sinalização negativa tanto do ponto de vista da governança quanto do risco da companhia parar de praticar uma política de preços que reflita as variações do petróleo e câmbio.

“Esperamos uma deterioração nos resultados no futuro, não apenas devido às margens de refino mais baixas, mas também devido aos riscos de que a Petrobras deva realizar importações de combustível com prejuízo para evitar qualquer risco de desabastecimento no mercado local,” escreveram os analistas Gabriel Francisco e Maira Maldonado. 

Para eles, a ação da Petrobras deve passar a negociar com um desconto mais alto em relação ao seu histórico e a outras petroleiras globais.

A corretora revisou o preço-alvo da ação de R$ 32 para R$ 24 — um potencial de queda de mais de 10% em relação ao fechamento de sexta-feira.