Mais quatro executivos sêniores deixaram o Bradesco hoje, depois do desligamento na semana passada de Eurico Fabri, o vice-presidente de atacado – num sinal de que a gestão Marcelo Noronha está abrindo espaço para uma reorganização mais ampla do banco.
Deixaram o Bradesco Marlos Araújo, o diretor executivo de gestão de risco; Klayton Tomaz dos Santos, diretor executivo de organização, produtos e serviços; Adelmo Perez, o diretor de patrimônio; e Alan Marinovic, diretor do banco de atacado.
Noronha está fazendo “uma profunda avaliação das pessoas, não pelo que elas já deram ao banco, e sim pelo que elas poderão contribuir dentro de uma nova visão,” uma fonte próxima ao conselho disse ao Brazil Journal.
Segundo esta fonte, os desligamentos de hoje pavimentam o caminho para uma estrutura mais enxuta no senior management do banco.
O CEO Marcelo Noronha deve anunciar no início de fevereiro um novo plano estratégico, incluindo “o reposicionamento de algumas áreas.”
Por isso, o mais provável é que todos os cargos que estão ficando vagos continuarão assim até lá.
“As mudanças começam na margem, mas elas têm que ser profundas e entrar na estrutura,” disse esta fonte. “O Noronha vai olhar os fatores de custo que o banco tem numa nova realidade de mercado, o que inclui a rede de agências e postos de atendimento.”
Numa carta a seus investidores publicada hoje, a Absoluto Partners, uma gestora que administra R$ 7 bilhões em ações, detalhou o desafio de custo dos grandes bancos.