A Via, antiga Via Varejo, acaba de investir em três startups do setor financeiro — o primeiro investimento do fundo de corporate venture da dona da Casas Bahia e Ponto.

O CVC da Via foi criado em abril com R$ 200 milhões para investir em startups ao longo dos próximos cinco anos. 

O fundo é agnóstico em termos de tamanho dos cheques, mas foca em quatro segmentos estratégicos para a companhia: varejo, serviços financeiros, logística e marketing. 

11657 b3716511 b2a4 cd92 d701 6c0b52372ee9A Via comprou participações minoritárias na GoPublic, Poupa Certo e byebnk, mas o valor dos investimentos não foi revelado. 

Helisson Lemos, o chief innovation officer e vp do marketplace da Via, disse ao Brazil Journal que as três startups devem ser integradas com o BanQi, a carteira digital que a Via comprou há um ano. 

Segundo ele, no CVC a Via não necessariamente vai “investir em startups que possam ser plugadas ao ecossistema. Mas nesses três casos, temos projetos de integração com o BanQi e com a Celer [a solução de meios de pagamento comprada em julho pela Via].” 

A GoPublic — a maior das três startups — tem sinergias óbvias com o negócio de crediário da Via. A fintech desenvolveu um algoritmo de análise de crédito com foco no online e que tem complementaridades com o motor de crédito que a Via usa hoje para analisar os pedidos de crediário. 

“Na análise de crédito, o essencial é a forma como se coleta e se trabalham os dados para depois apontar o poder de crédito do cliente,” disse ele. “Eles [a GoPublic] usam dados que são complementares aos que a gente usa.”

Lemos diz que o motor da GoPublic vai ser usado em duas frentes: o crediário digital, que a Via começou no ano passado e que já tem uma penetração de 2% a 5% das vendas no ecommerce; e o negócio de crediário as a service que a companhia está desenvolvendo para oferecer seu crediário para outras empresas.

A Poupa Certo deve fortalecer a oferta de serviços do BanQi, que está se posicionando como o ‘super app’ das classes C, D e E — ou o “super app do Brasil de verdade”, nas palavras de Lemos.  

Fundada em 2016, a startup é uma espécie de GuiaBolso: ela ajuda o cliente a gerenciar seus gastos e investimentos e tem um componente de gamificação, que vai dando pontos conforme o usuário consegue economizar ou investir mais. 

“Caminhamos para ser uma plataforma financeira popular e ter uma camada de educação financeira e de relacionamento mais forte com os clientes é fundamental,” disse Lemos. “Com a Poupa Certo a gente encurta todo o processo de desenvolvimento que teríamos que ter.”

Já a byebnk, que é uma plataforma de gestão de criptomoedas, deve ajudar o BanQi no desenvolvimento de sua oferta de produtos de investimentos (que está sendo construída agora), e aproximar a Via do setor de cripto — que teve um boom nos últimos anos. 

Apesar das integrações e sinergias, as três startups vão continuar tendo vida própria — podendo atender inclusive concorrentes da varejista. 

A expectativa é anunciar outros investimentos do CVC já no curto prazo.