A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) — uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo — fechou um contrato de exclusividade com a WEG para o fornecimento de carregadores elétricos no Brasil. 

A GWM vai vender os carregadores para instalação na casa do cliente e usá-los para criar uma rede de recarga no País. 

O acordo tem duração inicial de um ano e vem num momento em que a GWM se prepara para ganhar escala no mercado brasileiro, abrindo 130 concessionárias no Brasil até 2024, 50 delas já este ano.  

Em 2021, a montadora comprou uma fábrica de carros no interior de São Paulo que pertencia à Mercedes-Benz, e disse que pretendia elevar a capacidade produtiva da planta em cinco vezes, para 100 mil automóveis/ano.

Na mesma época, a GWM disse que pretendia investir R$ 10 bilhões no Brasil ao longo dos anos seguintes. 

Para a WEG, o acordo é relevante dada a ambição da GWM, até agora uma das duas montadoras com planos mais ousados para a venda de carros elétricos e híbridos no País — a outra é a BYD, que está negociando a compra da fábrica do Ford em Camaçari. Mas a gigante industrial de Jaraguá do Sul já fechou contratos parecidos com outras montadoras de carros elétricos que operam no Brasil. 

Recentemente, a WEG fechou contratos de fornecimento semelhantes com a Volvo, Renault e a Stellantis, a dona das marcas Fiat, Jeep e Citroen. 

Carlos Grilo, o superintendente da WEG responsável pela vertical, disse ao Brazil Journal que a companhia é o único fabricante produzindo carregadores elétricos localmente. 

Segundo ele, a WEG também já começou um processo de internacionalização dos carregadores elétricos – entrando este ano em mercados como México, Chile, Argentina, e até Estados Unidos e Europa, onde a competição é muito mais forte. 

Num primeiro momento, a WEG está entrando nesses países exportando do Brasil, mas já possui fábricas de outros componentes nesses mercados e pode começar a produzir os carregadores localmente no futuro, principalmente os de alta velocidade (usados nas concessionárias e espaços públicos). 

Na América Latina, a entrada tem se dado com o apoio das montadoras, que têm estendido os acordos no Brasil para outros mercados da região. Na Europa e EUA, a WEG está em conversas com as montadoras locais. 

A WEG atua com a venda de carregadores elétricos desde 2019. A companhia não reporta o resultado separado dessa linha de negócios, mas Carlos disse que a vertical vem crescendo em linha com o mercado brasileiro de carros elétricos. 

SAIBA MAIS

Compra de fábrica da Ford, ônibus elétricos, incentivos: os planos da chinesa BYD para o Brasil