O TPG, um dos maiores fundos de private equity do mundo, contratou Eduardo Centola como senior advisor para originar transações e investimentos relacionados ao clima e à sustentabilidade no Brasil e na América Latina.
Em 2021, o TPG captou US$ 10 bilhões para o TPG Rise Climate – uma família de fundos dedicados ao clima e meio ambiente – e disse que alocaria cerca de 25% do total à Global South Initiative (GSI), um pocket para projetos de clima e sustentabilidade que já fez investimentos na Índia, no Sudoeste Asiático e Norte da África.
Agora, o GSI pretende entrar na América Latina, alavancando a experiência e os contatos de Centola, um executivo que trabalhou 17 anos na Goldman Sachs, 11 no Banco Modal e teve uma breve passagem pelo Banco Master.
A Global South Initiative foi anunciada na COP28, em Dubai, e nasceu com um investimento-âncora de US$ 500 milhões da Altérra, um fund of funds que hoje é o maior veículo de investimento privado do mundo focado em mudanças climáticas.
O TPG mira seus investimentos de private equity em transição energética e veículos verdes; combustíveis e materiais sustentáveis; e soluções para captura de carbono.