O Yahoo acaba de adquirir a startup de inteligência artificial Artifact, uma plataforma de personalização de notícias criada pelos fundadores do Instagram, o americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger.
O valor do negócio não foi revelado.
Segundo o Yahoo, a tecnologia de machine learning desenvolvida pela Artifact será incorporada em seus serviços e sites de notícias.
O Yahoo detém marcas como o TechCrunch, Engadget e Yahoo News, além de uma participação no Taboola, a plataforma de mídia programática.
Segundo a Reuters, o negócio mostra a dificuldade de empresas de mídia de aumentarem a sua receita publicitária diante do domínio da Alphabet, dona do Google, e da Meta, controladora do Facebook e do Instagram.
A Artifact lançou o seu aplicativo em janeiro do ano passado com o objetivo de combater a disseminação de fake news e desinformação nas redes sociais. O nome remete a articles, artificial intelligence e facts.
A startup foi bancada apenas com o dinheiro dos fundadores, que venderam o Insta por US$ 1 bilhão em 2012, dois anos depois do lançamento do aplicativo. Ambos continuaram na empresa até 2018.
A Artifact, no entanto, nunca decolou e em janeiro passado o aplicativo foi retirado do ar. Systrom e Krieger disseram num blog post da empresa que “as oportunidades nesse mercado não são grandes o suficiente para sustentar os investimentos”.
Depois de anunciar o fim do negócio, no entanto, os dois passaram a ser procurados por empresas interessadas num M&A. Systrom disse que mais de 10 empresas procuraram os fundadores, que acabaram fechando com o Yahoo.