As ações dos Vigilantes do Peso — Weight Watchers International — deram uma barrigada para cima hoje. A empresa anunciou que a apresentadora Oprah Winfrey vai estrelar uma série de anúncios na TV contando como perdeu quase 20 quilos com a ajuda do programa. Os papéis chegaram a subir quase 15%.

Como se sabe, uma palavra de Oprah equivale a dezenas de milhões de dólares de publicidade gratuita, mas a empresa já está ficando viciada no truque.

Em outubro do ano passado, a ação disparou 105% no dia em que a apresentadora se tornou acionista dos Vigilantes com 10% das ações e um assento no conselho. (Oprah é a terceira maior acionista da empresa, com 6,4 milhões de ações compradas a US$6,79. A ação negocia a US$11.)

Dois meses depois, nova alta: 27% em dois dias, quando ela tuitou um vídeo em que relatava sua experiência com o programa de perda de peso.

E, em janeiro, mais 20%, quando ela afirmou ter perdido 12 quilos ‘comendo pão todos os dias’.

Mas nem os endossos sucessivos têm sido capazes de manter o papel em alta. A companhia vem sofrendo com a concorrência de aplicativos fitness e uma dívida elevada. 

Em setembro, o CEO Jim Chambers deixou o cargo depois de três anos à frente da companhia, e desde o começo do ano as ações caem quase 50% — e ainda assim os analistas não vêem um bom ponto de entrada. Na semana passada, o Morgan Stanley rebaixou o Weight Watchers para ‘underweight’ (nesse caso, não se tratava de um elogio.)

A expectativa para a nova campanha de TV, que vai ao ar na primeira semana de janeiro, é grande. Com os excessos do período de festas e as resoluções de fim de ano, é no primeiro trimestre que a empresa tradicionalmente recebe o maior número de novos clientes.