Fundos de private equity e de PIPE — private investment in public equity — geridos pelo Pátria atingiram uma participação conjunta de 5% do capital da Qualicorp.

Mas na carta à companhia comunicando a posição, o Pátria desviou do texto-padrão que fala de ‘não interferência’ e tipicamente indica um investimento passivo. A gestora disse que não tem uma meta de “participação específica definida”, e que os investimentos de seus fundos “integram a intenção do Pátria de contribuir crescentemente para a governança da Qualicorp.”  

Ao que tudo indica, no entanto, a gestora não buscará representação no conselho por enquanto.

O investimento vem cerca de um ano depois de a Rede D’Or adquirir 10% do capital da companhia e instalar um novo chairman, CEO e CFO. Mais tarde, a Rede D’Or comprou outros 3% no mercado — e ainda tem direito de voto sobre os 2,75% que pertencem ao fundador da companhia, José Seripieri Júnior, e continuam sujeitos a um lockup

Na semana passada, uma mudança no conselho: Wilson Olivieri, um ex-CFO da companhia, renunciou a seu assento de conselheiro independente, dando lugar a Bernardo Dantas Rodenburg. A indicação parece estar associada ao Opportunity, que tem 5,5% do capital da companhia.  Bernardo é filho de Veronica Dantas, sócia da gestora, e sócio e head de área de private equity da Leste, a gestora do ex-sócio do BTG Emmanuel Hermann.