A Totvs fechou a compra de sua franquia do Rio Grande do Sul — um movimento que busca aumentar a eficiência de vendas de uma região importante para a empresa.
A companhia de software pagou R$ 78,8 milhões pela TRS Gestão e Tecnologia, o equivalente a um múltiplo de 1,3x EV/receita, considerando uma receita anualizada de R$ 57,3 milhões.
A TRS atende 700 clientes no estado, que é o quarto maior PIB do Brasil. A Totvs disse que seu objetivo com a compra é fortalecer sua posição na região, que tem alto potencial de geração de receita, e reforçar a venda de seu portfólio baseado em três frentes: software de gestão, business performance e techfin.
O movimento também faz parte da estratégia da Totvs de consolidar suas franquias.
Desde 2020, a companhia vem reduzindo seu número de franquias, com as mais eficientes e capitalizadas absorvendo as outras de regiões próximas. Isso permite à companhia alinhar melhor seus objetivos de crescimento.
“Diferente das consolidações anteriores, essa foi feita por meio de uma aquisição completa da franquia pela Totvs, o que achamos que abre espaço para a companhia continuar buscando M&As em distribuição se a performance de suas franquias não for boa,” escreveu o analista Thiago Kapulski, do Itaú.
Desde o início do ano passado, as franquias da Totvs — responsáveis por vender os produtos da companhia em determinada região — caíram de 35 para 13 (já considerando a compra de hoje).
O JP Morgan estima que hoje 55% da receita da Totvs venha de seus canais próprios, e o restante das franquias.
A receita das franquias vem basicamente dos serviços prestados, como a implementação dos softwares para os clientes. As assinaturas dos softwares já são bookadas diretamente na companhia.
As franquias também recebem comissões da Totvs pelo licenciamento, assinatura e manutenção da receita. Essas comissões entram no P&L da Totvs como despesas de vendas e marketing.
Em outras palavras, com a aquisição da TRS a Totvs vai capturar as receitas de implementação e também deixará de ter as despesas com comissões.
O JP Morgan notou que o múltiplo da aquisição ficou bem abaixo da média histórica das aquisições da Totvs, “o que é justificado pela alta concentração de receitas de serviços no mix, que são não-recorrentes e têm margens menores que as de software.”
MAIS TOTVS
Totvs planeja mais M&As e vê JV com Itaú como transformacional