A Mondelez vendeu seu negócio de chicletes – que inclui marcas icônicas como Trident, Bubbaloo e Dentyne – para a Perfetti Van Melle, a fabricante europeia de doces que é dona do Mentos.
A Perfetti Van Melle está pagando US$ 1,35 bilhão pelo negócio, um múltiplo de 15x o EBITDA deste ano.
Com a venda, a Mondelez cumpre o plano anunciado em maio de vender negócios considerados secundários para se concentrar nos segmentos de chocolates, biscoitos e salgadinhos. Na época, a empresa também disse que venderia a marca Halls.
A venda anunciada esta semana também inclui as marcas europeias de balas Cachou Lajaunie, Negro e La Vosgienne, bem como duas fábricas em Illinois e na Polônia. O negócio de chicletes e balas respondia por cerca de 10% das vendas anuais da Mondelez.
A pandemia teve um impacto assimétrico no portfólio da Mondelez: enquanto a demanda por biscoitos e snacks explodiu, as pessoas abandonaram o chiclete, mais associado ao consumo fora de casa.
A meta é que 90% das receitas venham dessas categorias prioritárias até 2030, comparado a 80% hoje. A Mondelez fatura cerca de US$ 29 bilhões com um portfólio que inclui marcas como Lacta, Toblerone, Oreo e Milka.
A venda anunciada nesta semana engloba as operações de chicletes nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa, excluindo a França. A empresa vai continuar operando suas unidades de chicletes fora dessas regiões.