A Pernod Ricard, dona de marcas como o whisky Ballantine’s e a vodca Absolut, acaba de comprar uma participação minoritária na Amázzoni, uma marca nacional de gim fundada há menos de dois anos.

Este é o segundo investimento da gigante de bebidas francesa numa marca artesanal de gim no mundo, num momento de mercado que alguns já apelidaram de ‘ginaissance’. Há dois anos, a Pernod comprou a marca alemã Monkey 47, que hoje é exportada para mais de 40 países. Super premium, uma garrafa de Monkey 47 custa mais de R$ 300.

O investimento na Amázzoni é também o primeiro da Pernod no Brasil em 15 anos. “É uma participação relevante e podemos crescer no futuro”, disse ao Brazil Journal o CEO da Pernod no Brasil, Thibault Cuny. Ele disse que a participação é “acima de dois dígitos”.

O Amázzoni vai seguir como marca independente, mas vai contar com o apoio da Pernod no acesso ao mercado internacional. “O Brasil é com eles [os fundadores]. Importante manter o espírito empreendedor. Mas no dia em que acharmos que faz sentido incorporar a marca ao nosso portfólio, podemos fazer”, diz Cuny, que acredita haver “um grande pontencial para gins artesanais brasileiros que traduzam a imagem e a filosofia do país.”

O Amázzoni é produzido em uma microdestilaria em Resende, no Estado do Rio, e venceu no início do ano o prêmio de Melhor Produtor Artesanal do mundo, no World Gin Awards, em Londres.

Com 100 mil garrafas vendidas desde que foi fundada há 18 meses, a marca exporta 10% de sua produção, sobretudo para a Itália e, mais recentemente, Portugal. Para o ano que vem, com a associação com a Pernod, a expectativa é de que as exportações representem de 25% a 30% da produção.

“A gente é que vai tocar a operação nacional e internacional. A Pernod vai abrir as portas, ajudar com os contatos em novos mercados”, diz o sócio e co-fundador da Amázzoni, Arturo Isola, um arquiteto italiano que se mudou para o Rio há oito anos por razões familiares.

Os volumes do gim artesanal ainda são ínfimos diante das grandes marcas tradicionais – mas novos rótulos têm surgido a cada dia em todo o mundo, em busca de novos sabores e perfumes – e das margens inebriantes do segmento super premium.

Aquisições anteriores da Pernod no Brasil foram focadas em marcas mais populares, como a vodca Orloff, o rum Montilla, e os whiskys Wall Street e Natu Nobilis. A empresa também é dona das marcas de cachaça São Francisco e Janeiro.

SAIBA MAIS

Se esta eleição está te fazendo beber, conheça o gim