Antes mesmo de a rolha ser sacada, os vinhos estrelados impressionam pela espessura e o peso de suas garrafas – algumas com mais de 1 quilo.

O vinho continuará o mesmo, mas a partir de agora os apreciadores da mais conhecida vinícola de Mendoza terão de se acostumar com garrafas mais leves.

Para o bem do meio ambiente, a Catena Zapata decidiu reduzir o peso de suas garrafas – e outros produtores de vinhos nobres já estão fazendo o mesmo. 

As garrafas dos High Mountain Vines Malbec e Cabernet Sauvignon, que hoje pesam 700 gramas, ficarão com meio quilo – uma redução de 28%.

Laura Catena ok

Na média, de acordo com a vinícola, suas garrafas pesavam 416 gramas. Algumas agora passarão a pesar 380 gramas. 

A substituição deverá reduzir a emissão de carbono em 21%, mas o impacto será ainda maior quando consideradas as emissões com transporte. 

A cada ano, haverá uma diminuição de 1.200 toneladas de vidro – e os fornecedores estão trabalhando para que a qualidade não seja afetada. 

O Catena Appellation Vista Flores 2022 está chegando ao mercado em uma garrafa de 380 gramas, praticamente metade do peso da anterior. 

A tradição de garrafas mais grossas – com o vidro mais espesso – começou por volta dos anos 90 como uma estratégia de marketing de algumas vinícolas para mostrar ao consumidor que seu produto era “ultra premium”.

(Curiosamente, os produtores dos grandes vinhos do mundo, como o Romanée-Conti ou o Château Margaux, nunca mexeram em suas garrafas.)

Agora, a indústria está voltando atrás – e a Catena Zapata quer educar os clientes sobre a novidade. 

“É para divulgar a mensagem de que o importante é o líquido dentro da garrafa, e não a embalagem,” Laura Catena disse ao site SevenFifty Daily, dedicado à indústria da bebida. “Se mais pessoas começarem a falar dos benefícios de reduzir o peso das garrafas, os consumidores vão preferir garrafas mais leves. Então precisamos convencer os amantes dos vinhos.” 

Filha de Nicolás Catena Zapata e membro da quarta geração da família, Laura é a grande entusiasta de deixar para trás a tradição dos garrafões. Para ela, “diminuir o peso da garrafa é a ação mais efetiva que podemos assumir para reduzir a pegada de carbono da indústria do vinho.”

A vinícola, de quebra, vai gastar menos com o frete internacional. De todos os vinhos produzidos pela Catena Zapata, 97% deles estarão em garrafas com menos de 510 gramas.

Boa notícia para os turistas brasileiros, que poderão sair do país vizinho carregando malas menos pesadas.

***
SOS Gaúcho
Faça uma doação pelo PIX da SOS Rio Grande do Sul.
CNPJ: 92.958.800/0001-38.