A Grendene — a fabricante dos chinelos Rider e das sandálias Melissa e Ipanema — está criando uma joint venture com a gestora 3G Radar para turbinar suas vendas e trabalhar suas marcas no exterior.  

As duas empresas se comprometeram a investir US$ 100 milhões na joint venture nos primeiros dois anos da operação, na qual a gestora terá 50,1% do capital. 

Para a 3G Radar, a transação é o primeiro investimento num ativo não listado na Bolsa, e mais um exemplo de uma gestora tradicional de ações se aventurando em mercados ilíquidos atrás de maiores retornos. 

Para a Grendene, a JV representa uma mudança em seu modelo de comercialização. A companhia já faz 26% de sua receita com exportação, mas deixa seus esforços de venda lá fora na mão de distribuidores locais.

Os dois sócios na joint venture acreditam que vão gerar valor ao entrar em alguns mercados com times locais, capazes de construir marca e identificar tendências, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal

A transação está unindo a capacidade fabril da maior exportadora de calçados do Brasil com o histórico da marca 3G de atrair e incentivar talentos. A 3G Radar tem entre seus sócios minoritários a 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Já os sócios-fundadores da 3G Radar, Mário Campos e Pedro Batista, são sócios da 3G Capital.

Os países e marcas que serão explorados pela JV ainda não foram definidos, e dentro da 3G Radar, a gestora ainda não decidiu se fará o investimento por meio de seu FIA ou um veículo à parte. 

Caberá ao management da JV escolher o canal de vendas que será explorado em cada país: digital, lojas, atacadistas e distribuidores — ou uma combinação destes. 

A 3G Radar tem uma participação de quase 7% na Grendene, uma posição que representa cerca de 16% do fundo. 

A gestora investe na Grendene desde 2018, mas seus sócios têm uma relação ainda mais antiga com a companhia: alguns deles participaram do IPO quando trabalhavam no antigo Pactual, e mais tarde investiram na companhia pela Vinci Partners.  

A joint venture vai tentar alavancar as vendas da Grendene no exterior num momento em que a fabricante está com uma capacidade ociosa significativa. Em 2020, a Grendene vendeu cerca de 140 milhões de pares, para uma capacidade de 250 milhões.