Na sua primeira aquisição em mais de duas décadas, a dona do Big Mac está apostando no Big Data.

O McDonald’s pagou US$ 300 milhões pela Dynamic Yield, uma empresa israelense que usa algoritmos e inteligência artificial para incrementar as vendas.

A tecnologia permite personalizar a experiência do consumidor, oferecendo em uma tela digital um menu com base em informações como horário e dia da semana, clima, volume de tráfego e popularidade dos produtos. (Em um negócio de grandes volumes e margens pequenas, cada bit de informação faz toda a diferença.)

Inicialmente, o sistema vai começar a ser instalado nos totens digitais disponíveis nos restaurantes com Drive Thru nos Estados Unidos. Se a fila do Drive Thru estiver andando muito devagar, o menu dinâmico poderá sugerir lanches mais simples de preparar, por exemplo.

A aquisição é mais um passo em um processo de digitalização das redes de fast food, que estão investindo fortemente em serviços de delivery e apps que permitem encomendar e pagar pelo lanche previamente e acionar a cozinha assim que o consumidor entra nos restaurantes.

No futuro, o Mc Donald’s vê potencial para que o uso de dados sirva para alimentar toda a cadeia de suprimentos. “No fim das contas, seremos capazes de usar análise preditiva (predictive analytics) — quando começarmos a conectar a cozinha nesse sistema teremos informação em tempo real — até lá atrás, na cadeia de suprimento”, o CEO Steve Easterbrook disse à revista Wired.

“Isso não está nessa tecnologia, mas na medida em que você começa a associar uma demanda do consumidor que é previsível por natureza aos estoques nos restaurantes e nas cozinhas, você pode levar essa informação para a cadeia de suprimentos.”

A tecnologia começou a ser testada em Miami e nos próximos três meses deve chegar a 1000 restaurantes nos EUA. O plano é instalar sistemas nos 14 mil restaurantes dos EUA e expandir internacionalmente.

A Dynamic Yield vai permanecer com uma gestão independente, buscando clientes para além dos arcos dourados. Hoje ela atende Ikea, Sephora, Urban Outfitters, entre outros.

10651 049ac96f e4cb 04d8 e968 7d1bdb758a43

 

SAIBA MAIS

Burger King coloca wi-fi nas lojas e prepara programa de fidelidade