Perto de completar 100 anos, a arquiteta Nora Rónai prepara-se para participar de mais um campeonato de natação – na categoria de 95 a 99 anos.

“Se eu não morrer antes, vou para a categoria de 100 a 104 no ano que vem”, diz bem-humorada, acrescentando que conhece ao menos uma de suas futuras adversárias, uma americana que já completou 100 anos.

A trajetória de Nora Rónai é tão encantadora quanto improvável. Nascida entre duas guerras mundiais numa região da Itália que hoje pertence à Croácia, ela emigrou ao Brasil com a família em 1941, para fugir da perseguição aos judeus.

O irmão e o pai haviam sido presos por um período, e ela e o irmão foram proibidos de estudar. “Lembro que não tinha medo, mas tinha muita raiva”, contou ao rabino Nilton Bonder neste episódio de The Business of Life

Quando estavam planejando como se sustentar no Brasil, um dermatologista próximo à família sugeriu que fabricassem cremes dermatológicos em casa para vender.

Sem alternativas, começaram a fazer isso assim que chegaram ao Rio de Janeiro, porque o dinheiro que conseguiram trazer era suficiente para pagar apenas uma semana de pensão. Rónai diz que ficava constrangida por ter de vender de porta em porta, “mas não havia outro jeito”.

“No primeiro dia, ganhei o suficiente para pagar mais uma semana de pensão.”. A família viveu disso até que foram surgindo novos empregos, e ela pode voltar a se dedicar a uma de suas grandes paixões: o esporte.

“Você tem 100 anos de relação próxima com a endorfina”, brincou Bonder.

“Cresci achando que esporte era parte da educação”, diz. “A gente sempre se mexia.” Na Itália, esquiava e fazia patinação. Aqui, começou a praticar esgrima, mas o uniforme tornava o esporte inviável no verão. Partiu então para o salto e para a natação.

Conseguiu se destacar e, em 1949, foi naturalizada brasileira para poder competir pelo país no campeonato sulamericano. Em 1969, começou a disputar os campeonatos brasileiro e mundial de masters de natação.

No meio de tudo isso, formou-se em arquitetura e publicou livros.

Neste episódio, Rónai também fala sobre a relação com a família e como encara a morte – que, para ela, “é como ir dormir”. “A humanidade faz muita propaganda negativa de um evento que é tão natural quanto nascer.”

Em The Business Of Life, o rabino e escritor Nilton Bonder conversa com personalidades de sucesso para abordar suas histórias em diferentes dimensões.

Entre os entrevistados em episódios anteriores, estão Wagner Moura, Nelson Motta, Deborah Colker, Regina Casé, Fernando Gabeira, Roberto Medina e Luiza Trajano. Veja a lista completa.

The Business of Life também está disponível em VideoCast: