Hashtag #vaidartudocerto

O economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, disse agora há pouco em sua conta pessoal no Twitter que a aprovação de um projeto de lei dando independência formal ao BC faria o risco-País cair “uns 100bps no ato” [100bps = 1 ponto percentual].

Em outra hipótese, que parece mais remota, Barros disse que a aprovação colocaria as chances de um upgrade do crédito brasileiro em 100%.

Quando comparado a seus pares, Barros tem um histórico de mais otimismo em relação à política econômica nos últimos anos.

Barros disse ainda que o projeto de independência do BC, de autoria do ex-senador Francisco Dornelles, “é excelente e está praticamente aprovado na CAE,” a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Barros, ex-colega de trabalho de Joaquim Levy, disse também que um BC independente tem “tanto valor” quanto a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Muita gente boa vai discordar desta comparação. “A LRF foi um passo muito mais ambicioso porque ajudou a sanear as contas públicas e deu racionalidade ao processo orçamentário,” diz um economista independente.

Ontem, Barros havia dito que um BC independente é o “caminho mais rápido para queda de juros”, e que “a Selic já teria parado de subir,” se o BC fosse formalmente independente.

Ele também previu que o câmbio “pode apreciar um pouco,” porque o CDS [o custo do seguro contra calote de um País] do Brasil está 150 bps acima do justo para países com grau de investimento. E especulou: “Se melhorar o risco….”

Os comentários sugerem que, em meio a toda a desgraça na economia e o caos na política, pelo menos uma reforma importante pode estar ganhando impulso.

#tomara

9415 7f9527a9 edce 002b 0000 d924929e445e