Ivan Monteiro e Marcello Chilov serão co-CEOs interinos do Credit Suisse Brasil, substituindo José Olympio Pereira, que está deixando o banco no final do ano depois de 10 anos no comando.

O anúncio foi feito internamente hoje, e os dois assumem os novos papeis em janeiro.

10157 a98cb07c 74ae 01a9 0000 7ef77c7e064cO banco vai continuar buscando um novo CEO definitivo.

Ivan – hoje vice-chairman do investment bank do CS no Brasil – foi CFO do Banco do Brasil e da Petrobras, e também ocupou a presidência da petroleira por seis meses.

Chilov é o head do wealth management do CS Brasil e está há 12 anos no banco.

A especulação sobre o sucessor definitivo tem sido ampla, mas não há sinais claros de que o banco esteja avançando concretamente.

A bolsa de apostas – uma das mais infladas dos últimos tempos – inclui nomes como Jean-Marc Etlin, da CVC Capital; Antonio Quintella, que já comandou o CS Brasil e deixou o banco em 2012 para fundar a Canvas Capital; Caio Ibrahim David, o ex-CEO do Itaú BBA, e André Brandão, ex-CEO do HSBC Brasil.

O processo seletivo está sendo conduzido diretamente da Suíça pelo CEO Thomas Gottstein e pelo chairman António Horta Osório, com a assistência da Russell Reynolds no Brasil.

A definição do CEO no Brasil não é exatamente prioritária. Antes, Gottstein e Osório pretendem anunciar os novos heads setoriais do banco – para áreas críticas como o IWM (como o private bank do CS é chamado) – bem como novos heads regionais. Esses anúncios são iminentes.