Dois veteranos da comunicação da antiga BM&F Bovespa decidiram se juntar.
O Grupo Nexcom – dono de agências como Fato Relevante, Avenida e Conteúdo.INK – acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Tamer Comunicação, uma agência de PR voltada para finanças e empresas B2B.
Alcides Ferreira, o sócio-diretor do Nexcom e cofundador da Fato Relevante, disse que a parceria começa com um namoro e pode virar casamento em breve.
“PR virou um negócio de escala e de escopo. Para resolver o problema inteiro do cliente, você precisa ter prateleira de produtos, e uma agência pequena não consegue fazer isso,” Alcides disse ao Brazil Journal.

A Tamer pensa igual. Luis Sergio Tamer disse que a agência que fundou cresceu bastante nos últimos anos, mas que seria impossível ampliar seu escopo sem montar novas áreas, como dados, publicidade e mídia.
Numa fusão com a Tamer, o faturamento do grupo chegaria a R$ 60 milhões, com 340 funcionários, colocando a Nexcom entre as dez maiores agências do País.
Os dois empresários se conhecem há quase 40 anos, quando Tamer trabalhava na comunicação da antiga BM&F e Alcides era editor da Agência Estado.
Alcides e outro jornalista econômico, Nilton Horita, indicaram Tamer para cuidar das relações do Bamerindus com a imprensa. Era o embrião da Tamer Comunicação.
“Eu trabalhava na Bolsa, feliz da vida… Aí o Alcides falou: vou te indicar um cliente. O cliente era o Bamerindus. E aí eu comecei a trabalhar pra cacete,” disse Tamer.

A Tamer deve encerrar o ano com faturamento próximo de R$ 17 milhões, 60 funcionários e uma carteira de 65 clientes.
Mais tarde, o próprio Alcides trocou de lado no balcão: atuou na comunicação institucional da BM&F – que depois virou B3 – e passou pela FSB. Em 2019, fundou a Fato Relevante, que hoje atende clientes como XP, Vivo e Mercado Livre.
Em 2021, a Fato Relevante foi o ponto de partida para o Nexcom. Hoje o grupo reúne agências de dados, PR e publicidade como Charisma BI, Tridente.ag, Avenida, SP4, Conteúdo.Ink, IT Comunicação e Zanatta.
Segundo Alcides, a combinação das operações permite ampliar não apenas o faturamento, mas também o share of wallet dos clientes, que passam a acessar soluções integradas que incluem branded content, campanhas híbridas de PR e publicidade, ativação com influenciadores, inteligência de dados e consultoria em risco reputacional.
O grupo Nexcom deve encerrar o ano com um crescimento de 15%, enquanto a receita da Tamer deve subir 20%.
Para Alcides, o grupo está posicionado num mercado em transformação, no qual muitas agências pequenas perderam escala e grupos internacionais vêm reduzindo presença no Brasil.
“O mercado está vendedor. Mas não queremos comprar por comprar: queremos gente boa, especialista e com cultura parecida,” disse ele.
O próprio Tamer já havia sido sondado por algumas empresas de comunicação, mas preferiu não seguir em frente. Com Alcides, a história foi diferente.
“A gente pensa muito parecido. A gente é chato, tem compliance, tem contrato… E a gente gosta de cliente,” disse.











