Um aparente erro operacional na B3 levou ao congelamento das negociações do ModalMais durante boa parte do pregão desta segunda-feira e ao cancelamento dos negócios envolvendo as ações ON e PN da companhia entre sexta-feira e hoje.

Quando uma empresa lista suas ações na B3 no formato de units (títulos que combinam ações ON e PN), a regra é que essas ações não podem ser desmembradas durante o chamado ‘período de estabilização’ do papel (cerca de 40 dias corridos imediatamente após o IPO). 

Essa vedação é tão comum que inclusive faz parte do prospecto das ofertas.

No caso do Modal, no entanto, por algum motivo a B3 não travou as operações com as ações ON e PN, o que abriu espaço para arbitragens envolvendo as duas classes de ação e as units.

Quando se atentou para a distorção no final da manhã de hoje, a B3 congelou a negociação com a unit — e mais tarde determinou que todos os negócios com ONs e PNs feitos desde sexta-feira fossem cancelados.

A unit, que começou o pregão de hoje em alta, reabriu às 16h10 com queda de mais de 3%, antes de fechar quase estável, com queda de 0,2%. 

Uma possível explicação: o cancelamento dos negócios obrigou os investidores que estavam vendidos nas ON e PN e comprados na unit a desfazer suas operações, contribuindo para a queda.

Além disso, a comunicação da B3 com o mercado foi confusa, dando até margem à interpretação de que o IPO inteiro havia sido cancelado. Sardônico, o Faria Lima Elevator cravou: “No Brasil, até o IPO feito é incerto.”