Com o mercado de escritórios ainda digerindo uma superoferta em importantes áreas do Rio e São Paulo, a maior empresa do setor está devolvendo caixa a seus acionistas.

Depois de receber 2,36 bilhões de reais pela venda de seus galpões industriais, a BR Properties reduziu sua dívida bruta em 1 bilhão de reais e anunciou hoje que vai pagar 1,6 bilhão em dividendos extraordinários (5,50 reais por ação).

Sobrou 1,3 bilhão em caixa.

Como há 500 milhões em dívidas vencendo até o final do ano, a empresa terminaria o ano com 800 milhões.

Mas… outros 800 milhões de reais da venda de galpões ainda devem entrar no caixa até setembro, o que eleva o saldo final para cerca de 1,6 bilhão.

A empresa contempla duas possibilidades: comprar imóveis comerciais se surgirem boas oportunidades ou pagar outro dividendo especial.

Os investidores se dividem, grosso modo, em duas escolas: os que acham que a empresa deveria se desalavancar (diminuir o endividamento) dado que o mercado de escritórios está no meio de um ciclo de ajuste, e os que acham que o negócio de escritórios depende por definição de alavancagem, pois a empresa perde rentabilidade se operar com pouca dívida.

No final da manhã, as ações da BR Properties estão sendo negociadas a 19,47 reais, uma alta de 3%, com o mercado elogiando o “uso racional” dos recursos obtidos com a venda.