A Marfrig e a Archer Daniels Midland (ADM), uma das maiores tradings do mundo, estão se unindo para criar a PlantPlus Foods, uma joint venture para produzir e comercializar produtos de base vegetal nas Américas do Sul e do Norte.

As duas empresas já atuam juntas no segmento, desenvolvendo e fabricando produtos como o Rebel Whopper, do Burger King, e o Aussie Plant Burger, do Outback.

 
Agora, a PlantPlus Foods vai expandir esse relacionamento para a fabricação de nuggets, embutidos, salsichas e outros produtos de base vegetal.
 
A Marfrig terá 70% da nova companhia e a ADM, 30%. 
 
A Marfrig será responsável pela produção, venda e distribuição, utilizando suas instalações em Várzea Grande, no Mato Grosso, e em Ohio. 
 
A ADM fornecerá conhecimento técnico, desenvolvimento de aplicação e uma gama de ingredientes de base vegetal a partir do seu complexo de proteína em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e de sua nova fábrica de proteína de ervilha em Enderlin, North Dakota.
 
Em setembro passado, a Marfrig passou a fornecer a “carne” para o Rebel Whopper no Brasil, e três meses depois lançou o Revolution Burger, sua marca própria no segmento. 
 
Segundo a consultoria Reports Monitor, o mercado de produtos alternativos de carne à base de plantas, fungos ou “lab-grown” movimentou US$ 7,5 bilhões em todo mundo em 2018.
Em 2018, cerca de 14% dos brasileiros já se declaravam vegetarianos  – 29 milhões de pessoas, segundo o Ibope.  Aquela pesquisa também descobriu que, em relação a 2012, a população vegetariana nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro cresceu 75%.
 
No Brasil, a JBS assumiu a liderança do segmento “meatless” no primeiro trimestre de 2020 com a linha Incrível, da Seara, segundo a Nielsen. Lançado no ano passado, o portólio, que originalmente incluía hambúrgueres, empanado, quibe e carne oriental (sem carne!), este ano acaba de ganhar o escondidinho e a salsicha.