9787 6999abd2 fd6c 0000 0002 29f4d8fb3984A Kroton deve apresentar nas próximas 48 horas uma nova proposta pela Estácio.
 
A oferta atual — de 1,25 ação da Kroton por cada ação da Estácio — avalia a Estácio em cerca de 4,5 bilhões de reais e dá aos acionistas da Estácio 23% da nova companhia.
 
O conselho da Estácio se reunirá na quinta-feira para avaliar as propostas, e está tentando atrair novos interessados para aumentar a pressão sobre o CEO da Kroton, Rodrigo Galindo.
 
O mais provável é que a Kroton aumente sua oferta para 1,35 ação, enquanto o conselho da Estácio tem dito privadamente que aceitaria uma venda se a relação de troca subir para 1,40.
 
Enquanto isso, Chaim Zaher, o atual CEO e maior acionista da Estacio, continua fazendo barulho — não se sabe se apenas para espremer a última gota de valor do balanço de Galindo, ou se para comprar de fato o controle da empresa.
 
Esta tarde, citando fontes anônimas, a Reuters reportou que Zaher conseguiu financiamento de bancos e apoio de um fundo soberano asiático para fazer uma proposta pela Estácio, mas que a oferta só seria feita se a Kroton e a SER não derem à Estácio o valor que ela merece. (Recado dado ou quer que Chaim desenhe?)
 
“A verdadeira questão aqui é se o Chaim consegue levantar esse dinheiro,” diz um investidor com participação na Estácio e na Kroton. “Se ele aparecer com uma oferta de 20 reais por ação, aí o jogo muda.”
 
O grupo SER Educacional também deve melhorar sua oferta pela Estácio nas próximas horas. Como? Aumentando o dividendo extraordinário a ser pago aos atuais acionistas da Estácio.  A oferta original do SER — uma troca de ações em que os acionistas da Estácio ficariam com 69% da nova empresa — já incluía um dividendo extraordinário.
 
A possibilidade de uma fusão com a SER existe, mas a probabilidade permanece remota.  Ainda assim, alguns investidores ficam intrigados pela ideia.
 
“Por quê vender para a Kroton agora se você pode receber duas vezes?” disse um gestor. “Você poderia fazer uma fusão com a SER agora, colher as sinergias, e lá na frente vender para a Kroton.” 
 
Segundo este gestor, se a SER oferecer um dividendo extraordinário de 12 reais por ação, o grupo passaria de azarão a favorito no páreo para levar a Estácio.
 
Diz um gestor:  “A única certeza aqui é que a Estácio um dia acabará na mão da Kroton; a questão é se isso vai ser agora ou daqui a alguns anos.”