A agência do rapper Jay-Z, que cuida da carreira de jogadores como Vini Jr, Endrick e Paquetá, está expandindo sua atuação no Brasil abrindo uma divisão de marketing esportivo.
Além de agenciar jogadores e atletas, a Roc Nation Sports agora vai oferecer a estes clientes um serviço completo que envolve PR, social media e até filantropia.
A ideia também é prestar consultoria para ligas como Conmebol, FIFA e clubes esportivos, assim como trabalhar com marcas e atletas na realização de eventos.
Misturar esportes com celebridades do mundo da música é uma das expertises da Roc Nation nos Estados Unidos, que além de Jay-Z tem a Live Nation como sócia. Por lá, além dos nomes do esporte, a agência também representa artistas como Rihanna, Alicia Keys e Christina Aguilera.
Mas seu cartão de visita, sem dúvida, é o famoso show do intervalo do Super Bowl, em parceria com a NFL.
“Eu acredito muito no star power,” o CEO global da Roc Nation Sports, Michael Yormark, disse ao Brazil Journal. “Em Wembley, na Champions League, tivemos a famosa selfie do Jay-Z com o Vini Jr. É um grande exemplo de como fazemos o star power integrando esportes e entretenimento. A combinação dos dois traz um verdadeiro efeito de branding em escala global.”
Yormark tem um longo histórico no assunto. Antes de chegar à Roc Nation, em 2014, ele foi CEO do Florida Panthers e responsável por tornar o time de hóquei no gelo em sucesso de público (e num estado quente como a Flórida). O segredo para atrair fãs foi justamente posicionar o Panthers como entretenimento e não esportes – quando ninguém fazia isso.
Aqui no Brasil, a empresa também quer desenvolver esportes pouco tradicionais e conhecidos no País, e algumas modalidades já estão no radar, assim como a possibilidade de trazer grandes shows internacionais.
O presidente da filial brasileira, Frederico Pena, dá um spoiler ao dizer que a agência tem planos de trazer Rihanna para o País, “algo no estilo do que foi feito com a Madonna no Rio.”
Um dos parceiros na empreitada brasileira será Ricardo Dias, o ex-CMO da Ambev e hoje na Adventures. “As marcas querem ter um atleta global; melhor ainda se for brasileiro,” disse Dias.
Os três dizem que vão oferecer um serviço one-stop-shop e, por isso, não vão competir diretamente com nenhuma outra agência, nem mesmo a de Ronaldo Fenômeno, hoje uma das maiores de marketing esportivo no País.
A Roc Nation chegou ao Brasil no ano passado por meio da compra do controle acionário da TFM Agency.
A TFM foi fundada por Frederico Pena e nasceu em 2005 após um management buyout da Traffic, antiga agenciadora comandada por José Hawilla, delator do caso Fifa.
Antes da entrada da Roc Nation, a TFM já gerenciava a carreira de Vini Jr e Endrick. Hoje a agência administra a carreira de cem atletas e tem escritórios em São Paulo, Rio e Belo Horizonte.