Domingos Falavina, um dos mais respeitados analistas de instituições financeiras na América Latina, acaba de ser dispensado pelo JP Morgan, clientes do banco disseram ao Brazil Journal.
A cobertura de financials no JP Morgan agora será liderada por Yuri Fernandes. A troca no comando do time foi comunicada pelo JP Morgan a empresas alvo da cobertura.
O time de Falavina, que estava no banco há 11 anos, foi ranqueado #1 pela Institutional Investor na semana passada, e o analista tem ficado entre os top 3 do setor nos últimos cinco anos, disputando a liderança com Eduardo Rosman do BTG a maior parte do tempo.
Em maio do ano passado, Falavina recomendou a compra da Cielo quando o papel estava em R$ 3,80, um contrarian call que antecedeu uma alta de 50% na ação nos meses seguintes, e mais recentemente chamou a atenção para a precificação dos ativos do Pátria.
Com a crescente dominância de Itaú BBA e BTG Pactual na atividade de equity capital markets (ECM), os grandes bancos internacionais estão tentando manter sua relevância enquanto lutam para manter custos sob controle, o que tem levado a uma juniorização nas áreas de research.
No ranking da Institutional Investor publicado semana passada, o BTG Pactual ficou em primeiro lugar em trading & execução. O Itaú BBA subiu quatro colocações e ficou em segundo, seguido pelo Bradesco BBI, que subiu cinco colocações em relação ao ano anterior.
O Bank of America foi o único banco de investimento global a conseguir um lugar nos top five, ficando em quarto lugar (três posições acima do ano passado), seguido pelo Santander.