O Governo de Minas Gerais vai substituir esta semana o CEO e o CFO da Cemig, segundo um relato exclusivo da agência Reuters.
 
O Estado já escolheu Paulo Castellari, ex-executivo da Anglo American, para substituir Fabiano Maia no cargo de CFO, mas ainda não está claro quem substituirá o CEO Mauro Borges.
 
De acordo com o repórter Guillermo Parra-Bernal, a troca no comando da estatal tem a ver com discordâncias do Estado com a forma como a administração atual está conduzindo o processo de desalavancagem da Cemig.
 
Na gestão de Borges, a Cemig já vendeu uma participação na TAESA, mas o Governo considera que a empresa tem sido lenta para vender outros ativos, segundo as fontes da Reuters.

Para uma estatal que depende do capital privado para refinanciar sua dívida gigantesca, a Cemig realmente talvez não tenha em Borges a melhor liderança.
 
No início do mês, num evento sobre energia na Fundação Getúlio Vargas no Rio, Borges fez elogios à MP 579, com a qual a ex-Presidente Dilma Rousseff baixou momentaneamente as tarifas de eletricidade antes de mergulhar todo o setor na escuridão.
 
A troca deve impactar as ações da Cemig e da Light positivamente nesta segunda-feira.