A Nuvio Foods — dona das marcas Yorgus, Vitalatte e Kefir Reggula — acaba de adicionar mais uma marca de lácteos premium à sua prateleira. 

A holding comprou a Moo, que produz um tipo de iogurte dessorado chamado skyr — originário da Islândia e ainda não muito comum no Brasil. 

A aquisição inclui a marca Moo e uma fábrica em Brodowski, no interior de São Paulo. O valor da transação não foi revelado. 

enrico letaEnrico Leta, o CEO da Nuvio Foods, disse ao Brazil Journal que a aquisição vem sendo negociada desde 2021 e surgiu “de uma demanda nossa por capacidade fabril.”

“Temos crescido num ritmo muito acelerado e nossas duas plantas — uma em São Paulo e outra no Rio — já estão bem próximas da capacidade,” disse ele. “Começamos a buscar uma fábrica que já estivesse pronta e que pudéssemos começar a operar de imediato.”

Segundo ele, a fábrica da Moo está com “bastante ociosidade” e a Nuvio deve levar parte da produção do iogurte Yorgus para lá, já que o processo produtivo é idêntico. 

“O iogurte grego, da Yorgus, também é dessorado. O que muda na produção dos dois é apenas a cultura, os fermentos que você usa.”

O iogurte skyr também é mais consistente que o grego, o que o posiciona numa categoria ainda mais premium. Enquanto os iogurtes da Yorgus saem por cerca de R$ 8,99 cada, os da Moo custam, em média, R$ 10,50.

Fundada há sete anos, a Moo é a líder no Brasil desse nicho, que hoje tem apenas outros dois competidores: a Danone e a Atilatte, uma outra fabricante nacional. 

A Moo está em mais de 1.200 pontos de venda em 16 estados, operando com 32 SKUs. 

Já a Nuvio tem presença em 5.000 pontos de venda — o que cria uma oportunidade imediata de ampliar a distribuição da nova marca. 

A fundadora da Moo, Adriana Azzolin Pinheiro, vai continuar na Nuvio como executiva e sócia. Já o outro sócio da companhia, um investidor financeiro que não quis ser identificado, está saindo na transação. 

Segundo Enrico, a operação da Moo está redonda, mas a marca estava sofrendo por não ter escala. 

“A margem bruta dos produtos é muito saudável, mas o custo de operação de uma fábrica é muito alto e eleva muito seu custo fixo. Com a ociosidade que eles tinham, a empresa naturalmente estava queimando caixa.”

Com a nova gestão, a meta de Enrico é expandir o top line em 50% já no ano que vem. 

A aquisição da Moo é a segunda da história da Nuvio, que começou com a marca Vitalatte, adquirida pelo irmão de Enrico, Patrick Leta, em 2008. Enrico se juntou à empresa quatro anos depois para lançar a Yorgus. 

Em 2022, depois de receber um investimento de sócios da Atmos Capital e da Sperss Capital — a gestora de Pedro Drevon, que foi sócio da 3G Capital por 12 anos — a Nuvio comprou a Keiff, uma marca de Kefir depois rebatizada de Kefir Reggula.