A General Atlantic acaba de promover Martin Escobari, seu managing director para a América Latina e responsável pelos investimentos no Brasil, a co-chairman de seu comitê de investimentos global, disseram fontes próximas à GA.

Escobari continuará a liderar os investimentos no Brasil, mas ficará baseado em Nova York.
 
A GA é um dos mais ativos e bem-sucedidos investidores de private equity do País, e administra US$ 20 bilhões em investimentos em todo o mundo.
Martin Escobari
No final do ano passado, a GA contratou Marcelo Kayath, ex-banqueiro do Credit Suisse, como ‘special advisor’.  Músico que virou banqueiro, Kayath passou 20 anos entre o velho Banco Garantia e o Credit Suisse, onde era o chefe da área de equities durante a última grande safra de IPOs. Kayath deixou o banco há um ano.
 
A GA disse que ele vai ajudar em operações em toda a América Latina, com foco no Brasil.
 
Numa outra mudança, Eduardo Samara, que fazia parte do time de investimentos da GA desde 2010, está indo para o GIC, o fundo soberano de Singapura.

Na GA desde 2012, Escobari navegou bem a recessão e o turbilhão político, posicionando a carteira em ativos que se mostraram defensivos. 

 
Sob seu comando, a GA fez uma série de investimentos bem-sucedidos, incluindo participações na Smiles, na Linx e na XP Investimentos, que continuou crescendo apesar da crise e deve fazer seu IPO este ano.  Seus investimentos que ainda não se provaram incluem a rede de drogarias Pague Menos e a Ourofino, fabricante de produtos veterinários. Outro investimento da GA na América Latina, o Decolar.com, também está sondando o mercado para um IPO.

Em dezembro de 2015, com as nuvens do impeachment já se formando no horizonte, a GA investiu R$ 600 milhões na Pague Menos por 17% da empresa, e se comprometeu a ancorar o IPO dentro de dois ou três anos.

Antes da General Atlantic, Escobari foi managing director da Advent International, quando liderou o investimento daquela gestora na Cetip: a Advent multiplicou seu capital por sete em apenas três anos.

Escobari nasceu na Bolívia e trabalha no Brasil há 18 anos. Começou sua carreira na GP Investimentos e foi um dos fundadores (e CFO) do Submarino.com; mais tarde, liderou o IPO e a venda da empresa para as Lojas Americanas.

A GA tem 49% da XP; uma pequena parte dessa posição pertence à gestora Dynamo e ao empresário Beto Sicupira.