O Gemini 3, o novo modelo de inteligência artificial que acaba de ser lançado pelo Google, colocou a Big Tech na dianteira da corrida pelo sistema de AI mais avançado – e a ação da empresa foi à máxima histórica, chegando a subir 5% ao longo do dia.

As análises comparativas mostram que o Gemini 3 Pro supera o GPT 5.1, lançado em agosto, e outros rivais tanto nos testes de inteligência geral como nos de programação.

A revolução da AI, que poderia ser uma grande ameaça ao modelo de negócio da Google – sobretudo a sua ferramenta de busca –, talvez fortaleça ainda mais a sua liderança em alguns segmentos do mercado de tecnologia de informação.

boopo sundar pichai

A ação da Alphabet fechou em alta de 3,3%, acumulando valorização de mais de 50% no ano e elevando o market cap para US$ 3,43 trilhões – próximo de alcançar os US$ 3,6 tri da Microsoft, que caiu hoje 2%.

“Nos últimos meses, o sentimento dos investidores mudou significativamente, passando de dúvidas sobre a capacidade da Alphabet de vencer em AI IA para uma visão atual de que ela é uma ‘vencedora em IA de ponta’,” escreveu o analista Ralph Schackart, da William Blair, segundoa Barron’s. O lançamento do Gemini 3 deve reforçar a confiança dos investidores.”

O Gemini possui mais de 650 milhões de usuários ativos mensais, enquanto em julho o número era de 450 milhões. O crescimento de adoção foi superior ao do ChatGPT, cuja base de usuários ativos subiu de 700 milhões para 800 milhões nesse mesmo intervalo de tempo.

O novo modelo já está disponível – tanto no aplicativo do Gemini como no AI Mode do próprio Google.

Sundar Pichai, o CEO da Alphabet, disse que, como a ferramenta, será possível fornecer imagens, PDFs e até mesmo rabiscos e pedir para que o Gemini produza resultados como “uma imagem que se transforma em um jogo de tabuleiro, um esboço em um guardanapo vira um site completo, um diagrama pode se tornar uma aula interativa.”

“O Gemini 3 aprimora o raciocínio multimodal combinando raciocínio de última geração com visão e compreensão espacial,” afirmou.

O executivo deu como exemplo de aplicação a análise de vídeos de atividades esportivas dos usuários, identificando problemas técnicos específicos e fornecendo os exercícios exatos para corrigi-los.

“Com o Gemini 3, estamos vendo um salto no raciocínio”, disse Tulsee Doshi, chefe de produto do modelo de AI. “Ele está respondendo com um nível de profundidade e nuances que nunca vimos antes.”

Segundo TechCrunch, o Gemini 3 alcançou uma pontuação de 37,4 Humanity’s Last Exam, a maior já alcançada no teste. O recorde anterior, do GPT-5 Pro, era de 31,64.

O Gemini 3 ficou em primeiro lugar também no ranking do LMArena, que mede a satisfação dos usuários.

Para os assinantes do Google AI Ultra, haverá em breve a possibilidade de acessar uma ferramenta experimental chamada Gemini Agent, projetada para realizar tarefas como organizar a caixa de e-mails ou fazer reservas de viagens. Esse recurso ainda está em fase final de testes.