O Russell 2000, o índice com 2.000 small caps listadas no mercado americano, chegou a entrar em território negativo no ano nesta segunda-feira.
A performance reflete o desempenho mais fraco das empresas de menor porte, cujos resultados são mais diretamente afetados pela desaceleração da atividade econômica nos EUA.
Ao longo do dia, o Russell 2000 chegou cair mais de 1,7%, eliminando os ganhos no ano. Na última hora do pregão, porém, as perdas perderam força, com o índice fechando em queda de 1,58% no dia. No ano, o resultado saiu do terreno negativo, mas por pouco, com um ganho de 0,35%.
Em comparação, o S&P 500 sustenta uma alta de 11,7% no ano, a despeito da correção das últimas semanas. O Nasdaq sobe ainda mais, quase 27,2%. Ambos os índices vêm sendo puxados pelas grandes empresas de tecnologia.
As altas das techs têm sido puxadas pela Nvidia (alta de 206% no ano) e pela Meta (155%). Amazon e Alphabet sobem mais de 50%.
Esses números mascaram os resultados tímidos da grande maioria das empresas – sobretudo as de menor capitalização, cujos papéis têm sido mais duramente castigados pela alta nos yields dos Treasuries.
O tombo reflete também a desaceleração na atividade econômica e resvalou em grandes empresas. O índice Dow Jones, no qual as Big Techs têm um peso menor, também está praticamente no zero a zero no ano, com uma ligeira alta de 0,9%.