O Itaú anunciou a troca do seu diretor financeiro. Alexsandro Broedel decidiu deixar o cargo de CFO – e o banco no qual trabalhou os últimos 12 anos – para assumir a contabilidade global do Banco Santander.
O novo CFO do Itaú é Gabriel Moura, também um veterano da casa dos Setúbal. Com 24 anos de banco, Gabriel passou os últimos 8 no Chile, onde foi CFO e ocupava o cargo de CEO no país desde o início de 2020.
Antes, quando estava no Brasil, liderou projetos em áreas como asset management, fusões e aquisições, investimentos, riscos e finanças.
Para seu lugar no Chile, o Itaú escolheu André Gailey, que tocava a operação no Uruguai.
A Goldman Sachs definiu a movimentação como uma surpresa, mas disse que o anúncio não muda nada no Itaú. Já a XP disse que a troca demonstra mais uma continuidade do que uma ruptura no Itaú.
Depois de meses de descanso, Broedel vai assumir como chief accounting officer do Santander no início de 2025, substituindo José Doncel, que deixará o cargo em março do ano que vem.
Doncel está no Santander há 35 anos, galgando diversas posições nas áreas de contabilidade e auditoria.
Num comunicado interno, Ana Botín disse que a contribuição de Doncel ao grupo vai além de suas responsabilidades profissionais, citando sua “dedicação, precisão, bom humor e paixão, que são um exemplo para todos nós.”
Segundo Ana, “o conhecimento de Doncel sobre o negócio do banco e o que existe atrás dos números sempre nos ajudou a tomar melhores decisões.”
O executivo agora terá um assento no board do Santander.