Um dia depois que suas ações desabaram 15,5%, com os investidores surpreendidos com a perda de clientes no segundo trimestre, a Qualicorp acaba de anunciar duas aquisições esta manhã. 

A empresa fechou a compra do Grupo Elo — calma, nada a ver com a bandeira de cartões do Bradesco — por R$ 129,5 milhões. O Elo é um administrador de seguros com atuação nacional e concentração no Distrito Federal.

Com a operação, a Qualicorp vai adicionar 52 mil novos clientes a seu portfólio de adesão e empresarial.

Além disso, a empresa de planos coletivos assinou acordo de direitos de comercialização com a Seguros Unimed e a Central Nacional Unimed. A Qualicorp vai pagar R$ 45 milhões para poder vender diversos produtos das duas operadoras de saúde, que estão entre as top 10 do sistema Unimed.

A Qualicorp tem 1,2 milhão de clientes no segmento de planos coletivos de saúde por adesão. Na divulgação de resultados do segundo trimestre, informou ao mesmo tempo um recorde de vendas de 132 mil novos clientes e um expressivo — mas não recorde — número de 138 mil cancelamentos no período. 

Além do saldo líquido negativo de 6 mil vidas, o mercado não gostou do churn (que aumentou 71%), da margem EBITDA (que caiu 9 pontos) e um custo de aquisição de clientes que aumentou significativamente, segundo analistas do Santander. 

Os cancelamentos de vidas vieram depois de um reajuste de 23% repassado pela empresa — um número que incluiu o reajuste do ano passado, que havia sido postergado.

A Rosenberg Partners assessorou o Grupo Elo.