Luiz Mauricio Garcia, um analista do setor de homebuilders, será o novo CFO da Tenda a partir da semana que vem. 

Luiz cobriu o setor por 8 anos no Bradesco BBI. Em 2019, migrou para o buyside: primeiro como sócio da Apex Capital e depois da Velt Partners, onde estava desde outubro. 

Antes disso, Luiz teve uma passagem pela Gafisa como gerente de relações com investidores (2009-2011) e trabalhou na área de planejamento financeiro, tesouraria e controladoria de empresas como Claro e Aracruz.

O novo CFO tem 44 anos e vai substituir Marcos Pinheiro, que ficou um ano no cargo e liderou a renegociação com os credores da empresa, que enfrentou problemas por conta da alta de seus custos no fim do ano passado. 

A Tenda foi a terceira empresa em que Marcos teve que lidar com intempéries – ou ligadas ao balanço ou a um mercado de capitais punitivo. Antes da Tenda, ele foi CFO da Smiles (2013-20) e da Enjoei (2020-21). 

Na Tenda, Luiz terá que lidar no curto prazo com a gestão de caixa – depois do prejuízo da companhia ano passado – e a captação de novos recursos, reduzindo o custo da dívida.

“O desafio de médio prazo é não deixar que a baixa rentabilidade de agora comprometa o potencial futuro da companhia, que passa pela retomada da rentabilidade do nosso core business e o crescimento da Alea, nosso negócio de casas de madeira,” Luiz disse ao Brazil Journal.

A Tenda tem uma fábrica capaz de produzir 10.000 casas Alea por ano, comparado a uma produção atual de 15 mil apartamentos/ano.

A empresa tem falado sobre o potencial da Alea, mas a atenção dos investidores nos últimos trimestres esteve voltada para os custos explosivos do aço e do cimento, que agora começam a recuar.