Um mundo dividido entre os ‘com’ e os ‘sem vacina’ pode ameaçar a recuperação econômica global, o FMI alertou nesta terça-feira. 

“O acesso à vacina tornou-se o principal divisor de águas que separa a recuperação global em dois blocos”, o Fundo disse em seu relatório Perspectiva Econômica Global.

A entidade manteve sua estimativa de 6% para o crescimento global este ano — mas aumentou a projeção para as economias ricas e reduziu as das outras partes do mundo. 

Segundo o FMI, novas ondas de infecções desde abril, incluindo a propagação da variante delta, tornaram o prognóstico mais incerto e desigual. 

As projeções de crescimento para economias emergentes e em desenvolvimento foram rebaixadas em 0,4 ponto, para 6,3% — com especial preocupação com o sul e sudeste da Ásia, particularmente a Índia, onde surgiu a variante delta. O FMI cortou a estimativa de crescimento indiano em 3 pontos para 9,5%.

As estimativas para economias ricas aumentaram em 0,5 ponto para 5,6%.

No caso do Brasil, houve uma melhora significativa nas projeções para 2021: o Fundo passou a ver um crescimento do PIB de 5,3%, ante 3,7% estimados em abril, citando a melhora nos termos de troca do País. Já para 2022, houve um corte de 2,6% para 1,9%.

“Quase 40% da população em economias avançadas foi totalmente vacinada, contra 11% em economias de mercados emergentes e uma pequena fração em países em desenvolvimento de baixa renda”, disse a economista-chefe do FMI, Gita Gopinath.