A Cosan e a Porto Seguro anunciaram uma joint venture para explorar conjuntamente o mercado de locação de automóveis, incluindo carros por assinatura e o serviço de gestão de frotas para empresas.

A Cosan vai contribuir com R$ 300 milhões por meio de sua estrutura de fundos de investimento para a criação de novos negócios. Já a Porto Seguro vai contribuir com o Carro Fácil, seu negócio de locação de longa duração criado em 2016 e que já tem mais de 10 mil assinantes.

O Carro Fácil fez uma receita de R$ 74 milhões no primeiro semestre deste ano, e tem crescido a taxas próximas de 50%.

A nova empresa — batizada de Mobitech — surge num momento em que os dois maiores players do setor (a Localiza e a Unidas) estão em processo de fusão e em que outros players começam a olhar este mercado.

Este é o segundo novo negócio que a Cosan anuncia este ano — depois de criar uma JV com o controlador da Aura Minerals, Paulo Brito, para explorar o mercado de minério de ferro. 

Para a Porto Seguro, o negócio faz parte da estratégia do chairman Bruno Garfinkel de usar a forte geração de caixa da seguradora para investir em ‘opcionalidades’ de crescimento, com o objetivo de dobrar o número de clientes da empresa nos próximos cinco anos.