Ações de empresas celebradas por gestores profissionais no Twitter estão apanhando mais que a média hoje.  A tese que circula no mercado:  novatas na Bolsa, as pessoas físicas que compraram os papeis para copiar a carteira dos gestores-celebridades estão vomitando as posições.  

Via Varejo cai 40%; Vivara, 33%; Magazine Luiza, 22%.

***

Por um momento, o case da Via Varejo chegou a parecer replicável.  Diante das dificuldades da Rallye, a holding dona do Casino na França, a XP chegou a levar a empresários brasileiros a ideia de uma oferta pelo GPA, como forma de repetir o então bem sucedido processo de Via Varejo.

***

O foco agora se volta para os resgates que devem atingir os fundos mais democráticos’ — mas a maioria tem carência de 30 dias.

***

Menos de 24 horas depois de anunciarem um horário mais restrito de funcionamento de seus shoppings, Aliansce e Multiplan se viram forçadas a fechar seus shoppings no Rio e em Porto Alegre.  

No Rio, um decreto estadual recomenda o fechamento dos shoppings; em Porto Alegre, um decreto municipal ordena. Os quatro shoppings da Multiplan no Rio — incluindo o BarraShopping — fecharão por 15 dias.  Já o Barra Sul, de Porto Alegre, fechará por 30 dias.


***

Pouco antes do almoço, o Governador João Dória fechou todos os shoppings de São Paulo até o fim de abril, a medida mais drástica até agora para combater a praga. Dória deixou aberta a possibilidade de reabrir os shoppings antes se as condições melhorarem.

***

Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), disse ao Brazil Journal que a decisão foi unilateral. 

Naturalmente, Nabil se disse preocupado com os impactos da decisão para os mais de 40 mil lojistas que sua entidade representa:

“Entendemos que precisamos colaborar com o poder público para barrar a disseminação do coronavírus, mas é importante que depois o governo não se esqueça desses empreendedores e tenha a mesma sensibilidade na hora de ajudar os lojistas, para não gerar quebradeira e desemprego em massa.

O shopping center hoje é um equipamento urbano fundamental: tem farmácias, laboratórios, supermercados, bancos… uma gama de serviços essenciais e de utilidade pública.”

***

Mal começou a coletiva de Bolsonaro em Brasília, as panelas começaram a bater em bairros de grandes capitais.

***

O impacto do coronavírus no varejo brasileiro já começa a ser dimensionado. Um relatório da Cielo mostra que o faturamento nominal do setor caiu 3,8% na primeira semana de março e 6% na segunda semana, na comparação com os mesmos períodos do mês anterior. É recessão na veia.

***

Já as drogarias e supermercados tiveram um aumento nas vendas de 16,7% e 13,6% no período, com a população correndo para estocar alimentos e remédios.   

Segundo a Cielo, o setor de turismo e transporte despencou 41%. (Em São Paulo, mais de 70%). 

***

O rali dos supermercados continua nos Estados Unidos, com a percepção de que o isolamento social vai durar bem mais que o previsto — mantendo os restaurantes fechados e as pessoas comendo em casa. 

A ação da Kroger sobe mais de 9% agora à tarde; enquanto o Walmart está na máxima histórica.

Enquanto isso, o S&P 500 derrete 8%, depois do circuit breaker. 

***

As empresas que fizeram ofertas recentes e estão com caixa devem sair por cima quando a crise passar.

Por exemplo: a Anima Educação, que com seu caixa atual poderia recomprar 60% de suas ações; 60% da SER; 13% da Kroton ou 15% da Estácio (posições que lhe dariam o controle de fato). Ou, se quisesse diversificar, 50% da Gol ou 30% da Azul.

***

Poucas horas depois de fazer um apelo a Trump no Twitter, Bill Ackman previu que se as companhias aéreas americanas quebrarem, a Blackstone quebraria junto. Ele também acha que a rede de hoteis Hilton pode virar pó.

***

O Governo do Maranhão está dando uma aula de como combater a pandemia. O Estado abriu segunda-feira um centro de testagem do coronavírus, onde os testes são feitos em 10 minutos e sem nenhum contato com profissionais da saúde. A ideia é semelhante ao que fizeram na Coréia do Sul e num piloto em New Rochelle, no estado de Nova York.

***

Do Twitter: “Aos que compraram 20 sabões e 10 frascos de álcool em gel e deixaram as estantes vazias para os demais: sabia que para prevenir o coronavírus você necessita que os demais também lavem as mãos e se desinfectem? Quer ser egoísta tudo bem, mas pelo menos seja um egoísta inteligente.”