Depois de aumentar seu ativismo na política, os empresários agora estão acordando para a relevância da imprensa.

O controlador da MRV, Rubens Menin, anunciou hoje a criação da CNN Brasil, um canal de TV paga licenciado pela emissora americana, que deve estrear ainda neste ano.

Num momento em que demissões em inúmeras redaçōes e o derretimento da Editora Abril despejaram centenas de jornalistas no mercado, a nova emissora deve contratar cerca de 400 funcionários nos próximos meses. 10602 a620d2ef 00a0 0ba8 605d a3b274b686fa

Douglas Tavolaro, o chefe do jornalismo da Record e até agora braço direito do bispo Edir Macedo, comandará a operação e será o CEO da nova empresa. Menin presidirá o conselho.

As conversas entre o empresário e a Turner, dona da CNN, começaram há cerca de um ano.

“Eu vinha conversando com diversos grupos de empresários e muita gente estava preocupada com a situação dos grupos de comunicação aqui no Brasil, com problemas financeiros. Isso é muito ruim”, diz o empresário. “Através de amigos em comum fui apresentado a esse projeto da CNN Brasil e achei que era hora de investir.”

A empreitada deve colocar em evidência um empresário discreto, com uma visão política pragmática e de centro, e que, por causa da MRV, até recentemente era mais associado ao programa Minha Casa Minha Vida.

A incorporadora resistiu bem à recessão e aos solavancos do programa e, de dois anos para cá, a riqueza dos Menin se diversificou.

Além da MRV, a família controla o Banco Inter, a Log Commercial Properties (que acaba de estrear na Bolsa), e também incorpora fora do País.  Além disso, Menin participa do movimento ‘Você Muda o Brasil’, por meio do qual empresários e acadêmicos discutem os rumos do País.

Na corrida eleitoral do ano passado, Menin foi um dos poucos empresários a se posicionar publicamente e, em vez de defender um candidato, se mostrou mais preocupado com as instituições. Em uma entrevista ao Valor Econômico em setembro, lamentou a polarização cega e a falta de propostas consistentes por parte dos candidatos.

“Não é consenso que a educação traz muito retorno para a sociedade? Boa imprensa também traz”, Menin disse hoje ao Brazil Journal. “Mas é claro que como negócio tem que trazer lucro para o acionista.”  Ele não deu detalhes do plano de negócio.

A CNN Brasil estará disponível na TV paga e também na Internet, onde o espectador poderá ter acesso a alguns conteúdos grátis e outros mediante assinatura, inclusive a programação 24 horas — aparentemente num modelo parecido com o que a Globo vem fazendo em seus canais pelo GloboPlay.  A CNN Brasil terá escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O conteúdo será feito “por brasileiros e para brasileiros”, segundo a nota de divulgação do negócio, e o contrato permite a utilização de alguns materiais da CNN Internacional. Da mesma forma, a emissora brasileira poderá compartilhar conteúdo com a matriz.

“A imagem do Brasil lá fora é muito ruim, nós precisamos mostrar o que é bom também,” diz Menin. (No mundo reducionista das redes sociais não faltaram críticas a Menin por trazer uma emissora ‘esquerdista’ para o Brasil.)

No meio jornalístico, a saída de Tavolaro da Record foi recebida com surpresa. Há 17 anos na emissora, onde começou como produtor, o executivo é homem de confiança de Edir Macedo, o dono da emissora e da Igreja Universal do Reino de Deus – e já chegou inclusive a ser cotado para a presidência da Record.

Tavolaro é autor da biografia autorizada de Macedo e produtor de ‘Nada a Perder’, a cinebiografia do bispo, que deve ganhar uma continuação. Ele foi produtor também de ‘Os Dez Mandamentos’, produzido pela Record Filmes. Foi Edir Macedo quem ministrou o casamento de Tavolaro com sua esposa Raíssa, no fim de 2017.  (Antonio Guerreiro, fundador do R7, portal de notícias do grupo Record, vai substituir Tavolaro na vice-presidência de jornalismo da emissora.)

Menin disse que a Record nada tem a ver com o projeto.