Caro Ciro,

Parabéns por sua atitude firme diante da evidente “traição” de Tábata Amaral e demais parlamentares ao ideário do PDT.  Deve ser exatamente para isso que serve um partido político: ou se está com ele, ou necessariamente contra ele. A liberdade de pensamento é um luxo que a luta de classes não pode comprar.

10446 895a0919 7918 01ec 0147 d9c38a8763f3Comemore uma conquista importante: assim como Lula, você aos poucos vai conseguindo se transformar no partido que representa. O PDT será Ciro, Ciro será o PDT.  Ou concorda com o Ciro, ou passa pelo conselho de ética e sai. 

Apesar de todas as suas críticas a Lula, vocês muito se parecem quando o assunto envolve renovação partidária – ela praticamente inexiste fora de suas figuras pessoais.

Faço aqui uma humilde previsão do que acontece após este momento. Partidos de centro-direita que cortejam parlamentares como Tábata acabarão por atrai-la. Pois é. Os maiores expoentes do que seria a renovação da esquerda brasileira acabarão se juntando ao que há de mais tradicional e horrendo na política (segundo sua visão).

O senhor provavelmente deve achar que estou errado, que preciso estudar, que não tenho vivência política, etc. De fato, o senhor conhece muito mais dessa máquina de moer gente que eu. E é justamente por isso que surpreende que você tome a posição que tomou.10552 330a75da 0c17 a5d7 e5fe cf3f84e4f3b2 

A análise na comissão de ética no partido ocorrerá e, como já anunciado, a decisão deve sair em 60 dias. Assim, ainda há tempo de discutir se realmente há necessidade de expulsar membros do partido pelo voto em favor da reforma da Previdência (ou mesmo pela confirmação deste voto no segundo turno da reforma, em agosto).

Em todo caso, se seu objetivo é ser a única representação da esquerda (já que a que outra está presa até segunda ordem), digo que você conseguiu. Outro feito possível é ajudar a reeleição do atual Presidente (ou alguém que dele se aproxime) – já que suas ações como líder do PDT inviabilizam uma esquerda renovada.

Ciro, o Brasil está mudando.  A esquerda também tem que mudar, e alguns já acordaram para isso. Seja um líder do futuro, e não um profeta do passado. De dogmatismo, o Brasil já está cheio.

Caio.
 
 
Caio Augusto de Oliveira é editor do Terraço Econômico, onde uma primeira versão deste artigo foi publicada originalmente.