Um fundo de private equity da Brookfield acaba de comprar 100% da Aldo Solar, a maior distribuidora de geradores solares para residências do Brasil.

A empresa de Maringá, que nasceu há 40 anos — dentro de uma Kombi — faturou R$ 1,6 bilhão ano passado e deve dobrar o faturamento este ano. 

O valor da aquisição não foi revelado; o closing está previsto para o final deste mês.

Na prática, a Aldo compra de vários fabricantes diferentes os componentes que vão num gerador solar: o painel solar, os inversores, os cabos e otimizadores, por exemplo. Depois, ela monta esse kit e vende para milhares de revendedores e instaladores espalhados pelo Brasil.

A Aldo tem mais de 11 mil clientes ativos e já faz mais de 70% de suas vendas no ecommerce. 

Para se ter uma ideia da dimensão do negócio: desde que começou a operar, a Aldo já vendeu 160 mil geradores — um terço de todos os geradores solares instalados nos telhados brasileiros (549 mil).

Mas nem sempre foi assim.

Fundada há 40 anos por Aldo Teixeira, a Aldo é uma daquelas histórias clássicas de empreendedores que literalmente saíram do zero. 

Nos idos anos 80, ele era o “Aldo da Kombi”, um vendedor ambulante de materiais para conserto de televisões e rádios. O empreendedor circulava pelo Paraná numa Kombi velha vendendo peças de reposição para oficinas e revendas.

Alguns anos depois, ele criou uma distribuidora de componentes eletrônicos, que mais tarde passou a representar marcas como Samsung, Intel, HP e Microsoft.

Foi só em 2015 que a Aldo entrou em geradores solares — o negócio que fez a empresa mudar de patamar. (Hoje, os geradores representam mais de 90% do faturamento). 

O investimento da Brookfield está sendo feito pela vertical de private equity, que tem R$ 26 bilhões sob gestão no Brasil. 

Após a compra, Aldo continuará como CEO da empresa e terá um assento no conselho.