Os fundos de pensão Petros e a Previ acabam de apresentar sua proposta de chapa para o conselho de administração da BRF. 

 
A composição da chapa marca uma renovação de 70% do conselho, na medida em que apenas três dos conselheiros atuais permaneceriam:  Francisco Petros (pela Petros), Walter Malieni (pela Previ) e Luiz Fernando Furlan (cuja família era uma das controladoras da Sadia).
 
O anúncio da chapa acontece depois que os fundos de pensão pediram, há uma semana, a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária visando a renovação do conselho, que se reunirá nesta segunda-feira para deliberar sobre a convocação.

Mas a apresentação da chapa neste sábado — antes da reunião marcada para o dia 5 — sugere que as tentativas de construção de um consenso entre Abilio e Tarpon de um lado, e os fundos de pensão de outro, não foram adiante.  Abilio e Tarpon haviam defendido na semana passada que os fundos conhecessem as propostas do CEO José Aurélio Drummond, que assumiu o cargo em dezembro, antes de mexer no conselho.

Se a chapa proposta vingar, o próximo conselho da BRF será presidido por Augusto Marques da Cruz, um ex-CEO do Grupo Pão de Açúcar cuja relação com Abilio tem sido volátil ao longo dos anos.

 
Para continuar no conselho, Abilio e Tarpon terão que se eleger usando o instrumento do voto múltiplo. Funciona assim: portadores de ações que representem no mínimo 5% do capital da companhia podem requerer a adoção do voto múltiplo na eleição para membros do conselho. Neste caso, cada ação terá tantos votos quanto o número dos assentos no conselho — por exemplo, se houver dez conselheiros, cada ação terá dez votos — mas um acionista pode concentrar todos os seus votos em um único candidato para garantir sua eleição.
 
Os dez nomes propostos — e suas respectivas biografias — são os seguintes:
 
1. Augusto Marques da Cruz Filho. Indicado para a presidência do CA. Atuou no Grupo Pão de Açúcar durante 11 anos, passando pelas funções de diretor executivo, diretor administrativo financeiro e, por dois anos e meio, diretor presidente, até deixar o cargo em 2005. Entre 2005 e 2010 foi membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da B2W. Desde abril de 2016, é Presidente do Conselho de Administração da BR Distribuidora, onde comandou os processos de reorganização e de abertura de capital. Também é conselheiro de administração das empresas JSL S.A. e General Shopping.

2. Francisco Petros. Indicado para a vice-presidência do Conselho. É sócio-diretor do Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros – Sociedade de Advogados. Trabalhou por mais de 30 anos no mercado de capitais e financeiro brasileiro, nas áreas de análise de investimentos, corporate finance e administração de ativos, em diversas instituições, destacadamente no Unibanco, na Brasilpar e no Grupo Sul América. Foi vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Mercado de Capitais (ABAMEC – São Paulo) entre 1999 e 2001 e primeiro presidente do Conselho de Supervisão dos Analistas do Mercado de Capitas da APIMEC (2010/2014). Desde 2015, é membro do Conselho de Administração da Petrobras, onde contribui para a melhoria do processo de governança, aprimoramento de controles e recuperação de credibilidade junto ao mercado. Atua como membro do Conselho de Administração da BRF desde 2017, sendo presidente do Comitê de Auditoria.

3. Guilherme Affonso Ferreira.  Dono da gestora Teorema, foi membro dos Conselhos de Administração do Pão de Açúcar S.A., Unibanco S.A., Unibanco Holdings S.A., Manah S.A., Tavex S.A. (Espanha), Santista Têxtil S.A., Coldex Frigor S.A. e do Banco lndusval S.A. Atualmente é membro dos Conselhos de Administração da Petrobras, onde contribui para a melhoria do processo de governança, aprimoramento de controles e recuperação de credibilidade junto ao mercado, da Sul América S.A., Gafisa S.A., Arezzo S.A. e T4F S.A. Também participa do Conselho das entidades Instituto da Cidadania, Lar Escola São Francisco, AACD, Esporte Solidário, Sitawi, Instituto Azzi e Instituto Ortopédico de Campinas.

4. Walter Malieni Jr.  Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1984. Foi superintendente estadual no Rio de Janeiro em 2000, gerente comercial e diretor comercial estatutário da Companhia de Seguros Aliança do Brasil entre 2001 e 2006 e superintendente comercial, diretor de Crédito e diretor de Distribuição em São Paulo entre 2006 e 2012. Desde 2013, ocupa o cargo de vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do Banco do Brasil e, desde 2016, é membro do Conselho Deliberativo da Previ e membro do Conselho de Administração da BRF, desde 2017.

5. José Luiz Osório. Sócio-fundador da Jardim Botânico Investimentos desde 2013. Foi Country Manager da Lehman Brothers Brasil (1997-1999), Diretor do BNDES/BNDESPar (1999), Presidente da CVM (2000-2002) e membro do Conselho de Administração das Lojas Renner (2005-2007).

6. Roberto Antônio Mendes.  Começou a carreira como auditor externo na Price e na KPMG. Foi Controller da Valep, que na época era do grupo da Vale (de 1976 a 1979), e na Mendes Júnior (de 1979 a 1985). Trabalha na Localiza Rent a Car S.A desde 1985, onde atualmente é Diretor de Finanças e de Relações com Investidores.

7. Dan Ioschpe.  Ingressou na Iochpe-Maxion em 1986, onde exerceu vários cargos até junho de 1996, quando saiu para assumir a Presidência da AGCO no Brasil. Retornou à Companhia em janeiro de 1998, assumindo no mesmo ano a Presidência. Em abril de 2014, deixou a presidência da companhia e assumiu a presidência do seu Conselho de Administração. É membro do Conselho de Administração da WEG, Profarma e Cosan, Presidente do Conselho de Administração do Sindipeças e Presidente do Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras (FET).

8. Roberto Funari.  Atuou na Unilever (1987-1994) como Brand Manager, na Parmalat Brasil (1994-1996) como Marketing Manager Latin America Milk e na Imperial Tobacco (2010-2013) como Diretor de Marketing. Atualmente é Vice-Presidente Executivo da Reckitt Benckiser – que tem portfólio reconhecido como líder de mercado com as marcas Veja, Finish, Vanish, Veet e Naldecon –, onde já havia exercido outras funções gerenciais no período de 1998-2010.

9. Vasco Augusto Pinto da Fonseca Dias Júnior.  Entrou para o Grupo Shell como estagiário em 1979 e, em seguida, passou a analista e chefe de sistemas. Em 2000 deixou a companhia para se tornar Diretor Executivo da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Retornou à Shell em 2005 na condição de Presidente para a América Latina. Ocupou o cargo de Presidente da Raízen Energia S.A de 2011 (época da integração das operações entre Cosan e Shell) até 2016, quando liderou a construção de uma das maiores empresas do país, com melhoras significativas de resultados, buscando sinergias e, com isso, proporcionando a confiança do mercado e de seus acionistas. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Cosan Limited. 

10. Luiz Fernando Furlan.  Foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2003 e 2007. Na Sadia, foi Presidente do Conselho de Administração de 1993 a 2002, tendo sido anteriormente Diretor de Relações com Investidores, Diretor Vice‐Presidente e Vice‐Presidente do Conselho de Administração. Em 2008, retornou ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sadia, até 2009, quando foi eleito Copresidente do Conselho de Administração da BRF S.A. (2009 a 2011). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Telefônica S.A. (Espanha), Telefonica‐Vivo S/A (Brasil), AGCO (US), Amil (Brasil) e do Global Advisory Board da Panasonic (Japão), International Advisory Board do Walmart (US) e da BRF.