A Aegea, líder em saneamento privado no Brasil, concluiu a captação de US$ 500 milhões em títulos sustentáveis, reforçando seu foco na disciplina financeira e gestão da estrutura de capital e seu compromisso com a sustentabilidade.

A captação foi feita por meio de sustainability-linked bonds (SLB), instrumentos de dívida atrelados ao alcance de metas de sustentabilidade pactuadas entre as partes.

Com esta iniciativa, a companhia torna-se a primeira no setor a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, sendo a pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Esta emissão “reforça a confiança do mercado em nosso modelo de negócios e nossa capacidade de execução,” disse André Pires, o CFO da Aegea. “A emissão faz parte da nossa estratégia de gestão de capital, com foco no alongamento do prazo médio da nossa dívida, levando em consideração nossa estratégia de crescimento.”

O compromisso social e ambiental da Aegea já se expressa por meio da universalização dos serviços de água e esgoto nos municípios onde a empresa atua.

aegea

Clauf Manoel Miranda Braga – Operador de ETE (Águas de Manaus/AM)

“Mas iremos além das nossas obrigações contratuais,” disse Pires. “Seguiremos trabalhando com transparência e, agora, comprometidos ainda mais com três metas desafiadoras voltadas para iniciativas ESG, envolvendo todas as partes da nossa cadeia de valor, desde investidores até a população que é beneficiada com nossos serviços e ações.”

A dívida está ligada a três metas que devem ser alcançadas até 2030:

Consumo de energia: a companhia se comprometeu a reduzir o consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico.

“Nossa matriz elétrica já é composta 94% por fontes renováveis, e agora vamos em busca de reduções ainda mais relevantes em nosso consumo de energia. Essa meta de redução é importante no pilar da sustentabilidade dos nossos negócios a longo prazo e será um impulso aos avanços que já promovemos nas concessões onde operamos. São investimentos relevantes nos programas de redução de perdas e em tecnologias mais eficientes nos processos,” disse Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea.

Atualmente a empresa possui um amplo Programa de Eficiência Energética e de Redução de Perdas de Água. No último ano, a redução no índice de perdas representou cerca de 39 bilhões de litros de água poupados, o suficiente para abastecer 970 mil pessoas por 1 ano.

Mulheres na Liderança: Aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança.

Negros na Liderança: Aumento de 17% para 27% no número de negros ocupando posições de liderança.

“Como uma empresa prestadora de serviços, a Aegea quer refletir em seu quadro de funcionários a diversidade racial observada na população brasileira, reforçando a confiança da sociedade em suas entregas e atividades,” completa Radamés.

Desde 2017, a Aegea é reconhecida por suas iniciativas de diversidade racial, por meio do programa “Respeito Dá o Tom”. Esse programa tem como objetivo promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos. Entre as frentes utilizadas para promoção do tema dentro da companhia está a Academia Aegea, que reforça a conscientização entre os colaboradores da empresa, além de capacitar e ajudar no desenvolvimento da carreira dos funcionários por meio de treinamentos técnicos, comportamentais e de preparação para posições de liderança.

Esta captação está alinhada com a estratégia da companhia de diversificação de fontes de financiamento, visando garantir solidez financeira para suportar o desenvolvimento de seu modelo de negócios.

Com um crescimento consistente, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 154 cidades em 2022, em 13 estados, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. O modelo de negócio da empresa tem como base eficiência operacional, foco na universalização do saneamento e investimentos responsáveis alinhados aos princípios ESG. Para mais informações, acesse aqui.

aegea

Gisele Guimarães de Sousa – Técnica de Laboratório (Águas de Manaus/AM)

*(Na foto principal, a ETE- Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão (Mirante) )

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir