A transformação digital já é realidade no mundo de startups e empresas da nova economia, com a adoção de ferramentas e serviços que tornem o trabalho de gerentes e analistas financeiros o mais estratégico possível.

Não à toa, nomes como Helena Caldeira, CFO do Inter, Raphael Duarte, CFO da RD Station, e Tatiana Rezende, CFO da Nuvemshop, estão confirmados no Finance Conference 2021, principal evento online sobre transformação digital para gestores financeiros. 

“A academia ensinou finanças de uma forma muito tradicional, estática e transacional. Hoje, ela é vista sob uma ótica muito mais prática”, defende Diego Barreto, CFO do iFood, que falará sobre como testar ideias na nova economia em um dos painéis.

Já Fernando Kalil, CFO da Revelo, trará um case sobre a startup e reflexões sobre o setor: “É preciso entender o papel da área financeira para o sucesso futuro da empresa como um todo e lembrar que o financeiro não pode virar um gargalo.”

Também são presenças garantidas o investidor-anjo João Kepler, o mentor de startups Fernando Seabra, o head de finanças da Exame, Victor Gatti, e a sócia operacional da Redpoint eVentures, Carolina Strobel.

CFO do futuro: a chave para o crescimento das empresas

Uma pesquisa recente da Assetz em parceria com o Insper revelou o perfil do CFO no Brasil em 2021, o que traz insights sobre como o cargo será cada vez mais fundamental. O levantamento, que ouviu 128 CFOs de grandes empresas de diversos setores da economia, revelou aspectos como habilidades comportamentais e de liderança mais valorizadas atualmente.

Os fundadores da Assetz participam de um painel sobre o tema e apontam as tendências para os próximos anos. “Na visão dos líderes dos times financeiros, os principais desafios da área estão relacionados a pessoas, ou seja, ao desenvolvimento da equipe para suportar o crescimento e à adaptação ao home office”, diz Felipe Brunieri, sócio-fundador da empresa.

Tatiana Rezende, CFO da Nuvemshop, que abordará os desafios da gestão financeira na preparação para um aporte, cita a importância do líder financeiro. “Quando você se coloca no lugar do seu cliente, consegue ser mais autêntico e verdadeiro, algo muito poderoso para construir liderança”, explica. 

Já Victor Gatti, head de finanças da Exame, reforça que é preciso entender que “o teste e o erro fazem parte do processo de aprendizagem” do CFO. Gatti é convidado de um painel sobre a descentralização da jornada de gastos. 

Três dias de conteúdo com line-up poderoso

O Finance Conference acontece de 8 a 10 de setembro, totalmente online e gratuito, com quatro trilhas de conteúdo: Startups e Venture Capital, Gestão Financeira, CFO do Futuro e Contabilidade. São mais de 20 experts em finanças em mais 15 horas de conteúdo exclusivo.

Para participar, basta se inscrever aqui e receber o acesso por e-mail. Neste ano, o Finance Conference é uma realização da Conta Simples, que une conta corrente e múltiplos cartões corporativos em uma plataforma de gestão de despesas, e da B2B Stack, maior portal brasileiro de busca e avaliação de software.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir