O Itaú quer incentivar seus clientes a dar mais um passo em direção ao futuro das transações financeiras – e, para isso, lançou uma nova campanha publicitária para promover uma mudança de comportamento no setor.

Com conteúdos em diversas plataformas, o banco quer educar sobre o uso do cartão virtual e das carteiras digitais de pagamento – reforçando a praticidade e segurança do uso dessas modalidades em compras presenciais e online

O movimento vem alinhado às mudanças provocadas pela pandemia. Desde 2020, as pessoas passaram a ter mais cautela durante suas compras, e os meios de pagamento com menor contato passaram a ganhar destaque. Este comportamento acelerou o uso das carteiras digitais, que tiveram um crescimento de 375% no valor transacionado nos primeiros trimestres de 2022, considerando as compras feitas com os cartões Itaú e as maquininhas Rede.

Também cresceu a adesão aos cartões virtuais – tecnologia que reforça a segurança e traz praticidade às transações online. No ano passado, os clientes do banco geraram duas vezes mais cartões virtuais que no ano anterior — e agora em 2022, as transações já cresceram 296%.

“A adoção de soluções de pagamentos digitais ocorre numa velocidade muito alta, mas sabemos que ainda há muito espaço para crescimento. Temos um papel educacional muito importante aqui, de fazer com que essas soluções e seus benefícios sejam conhecidos, quebrando barreiras,” diz Guilhermo Bressane, o diretor de marketing do Itaú.

Por que é mais seguro usar o cartão virtual e as carteiras digitais?

A exposição de seus dados pessoais e financeiros é uma das principais preocupações na hora de realizar transações – um problema para o qual os meios de pagamento digitais trazem uma camada extra de proteção. No caso do cartão virtual temporário, um novo número diferente é gerado para a realização de compras pontuais (que expira em até 48 horas). E nas carteiras digitais, apenas os 4 últimos dígitos do cartão aparecem no celular na hora da compra.

Além disso, o uso de ambas as modalidades só pode ser validada se o cliente tiver acesso ao aplicativo do Itaú e ao iToken, a chave de segurança do banco, seja para emissão de um cartão virtual ou cadastro em uma carteira digital – modalidade que ainda tem a segurança extra do uso de senha ou biometria do sistema do smartphone utilizado.

“Como líder de mercado no País, o Itaú busca sempre ser protagonista na adoção de novas tecnologias de pagamento. Fomos o primeiro banco do Brasil a ter o portfólio completo de carteiras digitais e a oferecer o cartão virtual, em 2015,” diz Mário Miguel, diretor de Cartões do Itaú Unibanco. “Sabemos que muitas pessoas ainda preferem usar o cartão físico, por conta do hábito, mas as modalidades digitais trazem uma camada extra de proteção, além da praticidade de poder deixar a carteira em casa. Por isso, é importante que as pessoas conheçam essas soluções.”

Mudança de comportamento

Assim como a sociedade evoluiu do uso prioritário de dinheiro físico para a adoção dos cheques e dos cartões como meios de pagamentos, para o Itaú chegou o momento de promover uma nova mudança de hábito dos brasileiros no setor. Um movimento de mercado importante não só para o banco, mas para toda a indústria.

“Nosso objetivo é ajudar o consumidor a adentrar nesse mundo, dar esse estímulo e conhecimento para que as pessoas comecem a usar e tenham um grande benefício em termos de comodidade, praticidade e aumento de segurança nas suas compras”, diz Mário Miguel, o diretor de cartões.

Os conteúdos, criados em pílulas para públicos específicos, serão veiculados em canais digitais, TV e mídias externas e contextualizam o uso do cartão virtual ou das carteiras digitais no momento de cada transação. O objetivo é ensinar o uso de uma maneira fluida e conectada com a jornada das pessoas, de forma a realmente fazer com que as soluções passem a ser mais utilizadas, agregando benefícios para a vida de quem as utiliza.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir