Mercados financeiros são baseados em confiança. Todos, desde investidores a empreendedores, precisam confiar no funcionamento do sistema e que as regras são respeitadas. Na semana passada, essa confiança foi rompida por um dos personagens mais influentes do mercado de cripto.

A relativa estabilidade observada no mercado de cripto nos últimos meses foi interrompida no dia 6 de novembro por uma corrida aos depósitos de uma das maiores corretoras de ativos digitais , a FTX. O gatilho desse evento foi o anúncio da Binance que revelou a intenção de vender 23 milhões de tokens FTT (US$529 milhões no momento do anúncio), emitidos pela FTX.

Desde então, foi revelado que a FTX pode ter um rombo de US$8 bilhões no seu balanço resultante de um empréstimo feito à Alameda Research (do mesmo dono da FTX) atrelado a um colateral de FTT , utilizando os depósitos de seus clientes.

Como destacamos em um em um email para os nossos clientes no dia 9 de novembro, a Hashdex não tem qualquer exposição à FTX, FTT ou Alameda. Porém, como já era esperado, esses eventos abalaram a confiança dos investidores, comprometendo a liquidez do mercado e ocasionando uma queda no valor dos criptoativos.

Nos últimos anos, Sam Bankman-Fried (SBF), o fundador da FTX, se consagrou como um dos maiores porta-vozes da legitimidade da indústria de cripto no mundo. A implosão da sua exchange representa um enorme retrocesso para a indústria de cripto, que tem feito grandes avanços nos olhos de investidores e formadores de políticas públicas.

Contudo, é importante frisar dois pontos após esses eventos: os fundamentos do mundo de cripto continuam intactos e os fundos de investimento regulados — como a oferta de produtos da Hashdex — continuam a ser a maneira mais simples e segura para acessar o ecossistema de cripto.

Confiança nos fundamentos de cripto

Desde o início de 2020, todos os principais criptoativos continuam operantes e nenhuma mudança de protocolo aleatória foi necessária em resposta aos lockdowns durante a pandemia, a crise de liquidez ou a bolha que se seguiu. Não houve mudanças após a guinada do Fed ou quando o fundo 3AC ou a plataforma de empréstimos Celsius quebraram. E não houve mudanças quando a FTX foi pressionada e o preço do token FTT despencou.

Cada uma dessas redes descentralizadas continuam a produzir blocos de transação acessíveis por qualquer pessoa do mundo. Qualquer indivíduo com uma conexão de internet e com controle físico ou legal sobre as suas chaves privadas foi capaz de transferir valores para qualquer outra pessoa sem a permissão de terceiros. A tese de investimento do Bitcoin continua mais forte do que nunca, o Ethereum está ganhando escalabilidade, e projetos de finanças descentralizadas (DeFi) continuam a demonstrar o seu valor em um ambiente de investimento desafiador.

Portanto, apesar da falta de confiança em mercados financeiros, nada aconteceu nas principais redes de criptoativos que possam abalar a confiança na tecnologia.. Essa confiança é a essência da promessa de cripto. Não podemos esquecer porque estamos aqui.

A confiança embutida no nosso arcabouço regulado

A nossa indústria não pode esperar passivamente até que os reguladores imponham mudanças. Desde 2018, a Hashdex vem demonstrando que um arcabouço regulatório com padrões de governança rígidos tem grande valor. Eliminar o risco e a reduzir o atrito dos investimentos em cripto sempre foi, e continua sendo, a nossa missão central. Nunca deixamos de lado essa missão, que hoje é mais importante e válida do que nunca.

Esse compromisso inclui nosso intenso foco em minimizar o risco de contraparte durante a construção da nossa infraestrutura institucional, e a insistência em somente ter como parceiros custodiantes, exchanges e outros provedores do mais alto padrão. Além disso, um componente essencial dessa estrutura são os auditores de fundos que validam nossos portfólios e confirmam que a nossa operação adere ao mais alto padrão de governança e de administração.

Para todos os nossos produtos de investimento, a nossa jornada operacional começa com padrões rígidos para seleção de contrapartes com quem os fundos são autorizados a negociar os criptoativos. Temos um processo dedicado, que depende da aprovação de um comitê e conta com membros independentes da gestora para avaliar a escolha de exchanges, custodiantes, OTCs, e—mais recentemente—validadores de staking.

Além da compreensão detalhada de cada tecnologia por trás do provedor de serviço, nos aprofundamos na sua estrutura organizacional. Esse processo inclui a comprovação da existência dos controles necessários para garantir que a regulamentação do provedor de serviço esteja alinhada com as obrigações legais da jurisdição onde o fundo se encontra. Entre a lista de requerimentos para se tornar um provedor de serviço para os fundos da Hashdex, os critérios mais importantes são:

Provedores de serviços precisam usar o mais alto padrão disponível de práticas de custódia. Custodiantes qualificados precisam apresentar certificado de segregação dos ativos do fundo, assim como estruturas desconectadas da internet. A armazenagem deve contemplar múltiplas assinaturas e a distribuição geográfica de chaves para mitigar a existência de um único ponto de falha e risco de homem-chave. Essas barreiras garantem o mais alto grau de segurança contra ataques hackers que poderiam comprometer as chaves privadas. Até o momento, não existem casos documentados de comprometimento de uma conta com esse grau de segurança.

Custodiantes que utilizam auditores independentes. A qualidade e efetividade do processo operacional de um custodiante deve ser confirmada. Esse processo de auditagem geralmente segue um processo AICPA SOC 2 (Service Organization Control reports) e inclui uma apólice de seguro contra a perda ou o furto de chaves privadas, além de fraude e furto interno.

Exposição limitada a exchanges. Exchanges de criptoativos sempre foram o maior vetor para ataques cibernéticos. Sendo assim, aderimos a uma regra geral de que os ativos só poderão ser mantidos em ambiente de corretora imediatamente antes da sua venda. Nesses casos, a venda ou operação de troca deve ser realizada em no máximo 24 horas. Após esse período, o ativo deve ser devolvido ao custodiante e o balanço mantido na exchange deve ser zerado.

Padrões rígidos de OTC devem ser seguidos. Exchanges over-the-counter (OTCs) devem ter uma licença para operar nas suas respectivas jurisdições, além de submeter a sua estrutura corporativa e balanço para a nossa análise e ajustar a nossa política de risco de contraparte em trade settlements.

Além dessas prioridades, contamos com proteções adicionais integradas aos nossos processos de due diligence. Para a aprovação e manutenção de contrapartes, a Hashdex analisa critérios relacionados à saúde financeira da instituição e à prevenção de lavagem dinheiro e do financiamento do terrorismo, incluindo os seguintes requerimentos:

A entidade deve ser regulada na jurisdição em que opera; a exchange em questão deve utilizar rígidos processos de KYC e AML/ prevenção de financiamento de terroristas; e a instituição deve aderir às recomendações da Financial Action Task Force (FATF).

Escrutínio dos criptoativos— confie, mas verifique

Todos os criptoativos individuais em que investimos integram um índice que segue seu próprio padrão rígido de normas. Por exemplo, o Nasdaq Crypto Index™ (NCI™) tem o que acreditamos ser o mais alto padrão de metodologia que dita os seus critérios de elegibilidade. Antes que qualquer ativo possa ingressar no índice, ele deve ser apoiado pelas principais exchanges e custodiantes centrais. Cada exchange e custodiante deve seguir padrões institucionais e provedor de serviço regulado que adere às práticas de compliance (Incluindo AML e KYC) que passaram pelo rígido processo de due diligence da Nasdaq. Criptoativos individuais selecionados para o benchmark devem:

Serem listados em várias das principais exchanges, permitindo que os investidores negociem ativos constituintes com contrapartes reguladas do mais alto padrão, além de acessar fontes de preços confiáveis para calcular o valor do índice; serem apoiados pelos principais custodiantes para garantir que investidores estarão confiantes que o seus ativos são resguardados com o mais alto padrão de segurança disponível; Deter liquidez nas principais exchanges que excede 0,5% do ativo mais líquido, fato que minimiza custos de transações e impacto das negociações sobre os preços; Ter um preço free-float, que elimina ativos com preço lastreados em outro ativo, como as stablecoins.

Para todas as nossas ofertas de produtos, vamos além do critério de elegibilidade dos provedores de índice. O nosso time analisa custodiantes e exchanges de forma independente, além de divulgar um relatório de“Know your Token” com uma descrição detalhada de cada ativo. Esse relatório inclui análises das nossas equipes de research, risco, compliance, legal e operações. Essa análise é submetida ao nosso Comitê de Risco e Compliance e só poderá ingressar no Portfólio da Hashdex mediante a sua aprovação.

Por último, todos os nossos sistemas e processos operacionais foram desenhados cautelosamente para não depender de nenhum funcionário específico da Hashdex, assim garantindo a integridade física dos nossos contribuintes e investidores. Aprovações devem originar de vários funcionários da Hashdex, do administrador e do custodiante. Isso torna praticamente impossível que uma única pessoa inicie ou aprove transações de forma inapropriada. Ademais, como as transações de criptomoedas são irreversíveis, estabelecemos políticas de whitelisting, limites de transações, detecção de anomalias e códigos de pânico em todas as nossas contas.

Um parceiro confiável em momentos desafiadores

A Hashdex passou os últimos cinco anos construindo infraestrutura e processos necessários para proteger os nossos investidores das consequências de eventos como o da FTX. Os processos descritos acima evitaram a nossa exposição ao token FTT, à FTX e à Alameda. E nos ajudarão a evitar a exposição a futuros eventos iniciados por terceiros que não compartilham da nossa obsessão e disciplina no que diz respeito à gestão de risco e operações.

Quando um investidor aloca o seu dinheiro em um fundo da Hashdex, queremos que ele se sinta completamente confiante no valor mobiliário do seu investimento. Por isso, a nossa maior prioridade continua ser a segurança dos ativos dos nossos clientes. Sendo assim, continuaremos a ser um porta-voz para a melhor práticas de due diligence do ecossistema de cripto.

A confiança é conquistada ao longo do tempo. Apesar de estarmos decepcionados com o fato de que alguns atores malignos macularam a imagem da indústria de cripto, continuamos seguros que a confiança será restabelecida à medida que mais participantes do mercado adotem as melhores práticas necessárias para que essa indústria evolua. Apesar de não sabermos quanto tempo a indústria demorará para recuperar a confiança após esses eventos, o nosso compromisso com os nosso valores e a nossa missão continua inalterado: dar aos investidores acesso a cripto por meio de produtos simples, seguros e regulados.

Marcelo Sampaio é founder e CEO da Hashdex.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir