A EQI Investimentos incorporou a NCH Brasil em setembro para juntas expandirem sua atuação global e local. O momento foi oportuno: a junção das forças ocorreu dois meses após a divulgação pela CVM das normas dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (o chamado Fiagro). Com o know-how da NCH Capital na gestão de fundos de agronegócio globalmente, a EQI Asset pretende dominar o setor no Brasil. 

Através de sua atuação relevante no mercado brasileiro, a EQI se destacou como maior escritório de assessoria de investimentos do País. São mais de 8 anos de atuação como assessores de investimento e, agora associada ao BTG, já possui mais de R$ 11 bilhões sob custódia, mais de 50 mil clientes e planeja crescer ainda mais atuando como uma corretora a partir de 2022.

A incorporação da NCH Brasil foi um movimento altamente estratégico: a NCH Capital tem mais de 700.000 hectares de terras sob gestão, gere R$ 16 bilhões em fundos de investimentos e conta com mais de 15 anos de experiência em agronegócio. A NCH também opera um banco de agricultura especializado na originação de créditos com lastro em safras. 

“Com a união das duas companhias, acreditamos que teremos uma atuação relevante em fundos de agronegócio, aproveitando da experiência e know-how global de um dos maiores players em agro do mundo,” disse Ettore Marchetti, CEO da EQI Asset. 

A CVM divulgou em julho a Resolução 39, que dispõe sobre três tipos de Fiagro: o Fundo de Investimento Imobiliário (FII), Fundo de Investimento em Participações (FIP) e o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). 

O Fiagro FII permite investir em títulos de securitização como Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), e outros certificados com lastro no agronegócio tais como CRI e letras de crédito de agronegócio (LCA). 

Assim como um FII, os rendimentos de Fiagro tem isenção de imposto de renda para pessoas físicas e muitos desses fundos terão indexação ao DI, um destaque importante nesse ciclo de alta do CDI.

A principal vantagem desse tipo do Fiagro é a possibilidade do público em geral investir em um dos setores mais resilientes da economia brasileira e de tanta relevância para o PIB do País. 

“Acreditamos que os Fiagros vão transformar o agronegócio brasileiro. O agricultor terá mais acesso a crédito e, como nunca antes, os brasileiros poderão investir em um setor tão importante para o PIB,” disse James Gulbrandsen, gestor da NCH Brasil.

“Tanto a EQI como a NCH são pioneiras em suas atuações no mercado financeiro. A EQI é uma das companhias financeiras que mais crescem no Brasil, e a NCH criou um dos primeiros FIIs de CRI em 2013. Estamos muito animados com as novas oportunidades desse momento,” disse George Rohr, presidente da NCH Capital em Nova York.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir