A Unipar, líder na produção de cloro e soda e uma das maiores fabricantes de PVC da América do Sul, é também uma das pioneiras na aquisição de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre.

Há mais de 25 anos, a companhia realizou sua primeira aquisição de energia renovável e, recentemente, deu início a projetos de produção de energias renováveis para alcançar um crescimento pautado nas práticas ESG.

Priorizando o seu crescimento sustentável, a Unipar considera essencial o investimento na autoprodução de energia e entende que esse movimento está diretamente ligado ao projeto que busca dobrar o tamanho da companhia nos próximos dez anos.

Além de ampliar sua eficiência energética, melhorar sua competitividade e reduzir os custos operacionais num mercado onde os gastos com o insumo representam 50% da operação, o uso de fontes renováveis contribui com a redução de emissões e da pegada de carbono da Unipar.

“Pensamos nesses projetos porque eles estão em linha com a diretriz de sustentabilidade da companhia, que, entre outras metas, visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, ” diz o CEO Mauricio Russomanno.

Produção

A meta da Unipar é produzir 80% de toda a energia que é consumida em suas fábricas no Brasil até 2024.

Para isso, a companhia está construindo três empreendimentos para a geração própria de energia limpa por meio de joint ventures com a AES Brasil e a Atlas Renewable Energy.

Os três complexos, localizados no Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais, terão juntos uma capacidade instalada de 485 MW de energia. Desse total, 149 MW serão destinados ao consumo da própria Unipar.

Em novembro de 2019, a Unipar anunciou a construção do Campo Eólico de Tucano no estado da Bahia. O parque eólico já está com suas obras em andamento e está sendo construído em parceria com a AES Brasil.

A expectativa é que no início de 2023 o parque inicie sua produção em regime operacional. Dessa maneira, a Unipar poderá utilizar os benefícios dos 25 aerogeradores e dos 60 megawatts médios.

Também com o mesmo parceiro, a Unipar irá construir o Complexo Eólico Cajuína no estado do Rio Grande do Norte. Neste projeto, a capacidade instalada será de 91 megawatts, dos quais 40 serão repassados para a companhia por meio de 16 aerogeradores.

Já no estado de Minas Gerais, a parceria foi feita com a Atlas Renewable Energy. O projeto Lar do Sol – Casablanca II tem capacidade instalada de 239 megawatts, sendo 49 para a Unipar.

Os projetos foram desenhados para suprir a demanda de energia das plantas fabris de Cubatão e Santo André, ambas em São Paulo.

Os três complexos destinados à energia limpa devem gerar no período de implantação mais de 2 mil postos de trabalho para os moradores das regiões.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir