A utilização de energia solar por grandes empresas, residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. A fonte fotovoltaica ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos cada vez mais escassos, e pode ser gerada sem emitir os gases responsáveis pelo efeito estufa, representando uma alternativa limpa e renovável.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil ultrapassou a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em usinas de grande porte e em sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos. A fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 60,6 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 360 mil empregos acumulados desde 2012 e evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, explica as vantagens desta fonte: “Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível. Já para uma usina solar de grande porte, são menos de 18 meses desde o leilão até o início da geração de energia elétrica. Assim, a solar é reconhecidamente campeã na rapidez de novas usinas de geração”.

Compromisso global

Algumas empresas brasileiras adotam a sustentabilidade como estratégia. É o caso da JBS, que assumiu o compromisso público de zerar o balanço líquido de suas emissões de gases causadores de efeito estufa, reduzindo a intensidade de suas emissões e compensando toda a emissão residual até 2040. A Swift, empresa do grupo e referência em alimentos congelados, é um exemplo no uso da energia solar, e está adotando 100% dessa fonte energética em sua rede de lojas no Brasil.

A iniciativa é uma parceria com a Âmbar Energia, empresa de infraestrutura e serviços em energia do grupo J&F. Pelo acordo, a Âmbar está instalando painéis fotovoltaicos nos telhados das lojas Swift e construindo fazendas solares em instalações da JBS e de terceiros. Até o segundo semestre de 2025, toda a rede Swift será abastecida com energia solar gerada no projeto.

O acordo também contempla o plano de expansão da Swift, garantindo o abastecimento em todas as lojas inauguradas até 2025. “Desenhamos um plano arrojado de implementação, por estarmos comprometidos com o planeta e entendermos que essa é uma opção muito mais sustentável. A luz solar pode ser usada de forma abundante sem afetar o meio ambiente, é uma energia limpa e renovável que conta com equipamentos de longa durabilidade e pouca manutenção”, comenta Raphael Jacob, CFO e responsável pelos programas de sustentabilidade da Swift.

Vans sustentáveis

A Swift também concluiu a transição para que 100% de suas vans de comércio em condomínios tenham os sistemas operacionais e iluminação abastecidos por eletricidade proveniente da energia solar. Os 40 veículos, conhecidos como “lojas móveis” e atuantes no estado de São Paulo, receberam a instalação de placas fotovoltaicas para captação da energia.

Agora, nos veículos da Swift, já é possível manter o funcionamento dos sistemas mesmo com os veículos parados nos pontos de venda, com os motores desligados. A expectativa é eliminar uma emissão correspondente a 79 mil kg de CO2 por ano.

Saiba mais sobre o compromisso NET ZERO da JBS.

11861 56dc5049 7eee 3526 7941 868244d30aa3

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir