A Unipar vai investir em 43 projetos sociais este ano, que juntos têm o potencial de impactar 900 mil pessoas.

A líder na produção de cloro e soda da América do Sul e segunda maior produtora de PVC da região pretende investir R$ 15 milhões nesses projetos – que envolvem as áreas de educação, cultura, esportes e ação social.

Em suas diretrizes de sustentabilidade, a Unipar definiu as áreas de saneamento e desenvolvimento humano como prioridades para seu investimento social.

A meta da empresa é impactar 2 milhões de pessoas entre 2022 e 2025, com um olhar especial para as comunidades no entorno de suas operações.

“Queremos mobilizar todo o nosso ecossistema para potencializar e tornar mais impactante cada ação, atuando como um agente de transformação por um mundo mais sustentável,” disse o CEO Mauricio Russomanno. “Este movimento está em linha com nosso propósito de ser confiável em todas as nossas relações. E naturalmente, para ser confiável uma empresa tem que ser sustentável.”

Como produtora de cloro e PVC, a Unipar está participando ativamente da democratização do saneamento no Brasil, que começou a ganhar tração com a aprovação do novo Marco Legal do setor.

O Marco estabeleceu a meta de levar o acesso à água potável a 99% da população até 2033, bem como o acesso à coleta e tratamento de esgoto a 90% dos brasileiros.

“Nós somos um dos principais fornecedores para essa execução. Isso nos coloca também com o desafio de atuar como agentes de fomento de projetos sociais neste tema,” disse o CEO.

A Unipar tem ajudado a ONG Bairro da Juventude com um projeto educacional piloto de uso de um biodigestor para o tratamento de esgoto e a produção de gás e adubo. O projeto está sendo feito em uma comunidade em Criciúma, Santa Catarina.

Na parte de desenvolvimento humano, a Unipar tem projetos nas frentes de educação, esporte, cultura e ação social.

“Na visão de ecossistema, atuamos em parceria, por exemplo, com os conselhos consultivos comunitários, que reúnem representantes das comunidades do entorno de nossas fábricas.

Fazemos uma escuta ativa e debatemos as preocupações e interesses da comunidade para buscar a melhor forma de realizar ações sociais e projetos nessas regiões,” disse Russomanno.

pessoas unipar

No ano passado, a Unipar já impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas por meio de seus investimentos sociais.

Para 2023, a empresa selecionou a maior parte dos projetos a partir de um edital público lançado em outubro em parceria com o Instituto Unipar, além de ter buscado projetos que se alinham ao seu direcionamento de sustentabilidade.

O compromisso da Unipar com o desenvolvimento sociocultural do Brasil não vem de hoje – está no DNA da empresa. Desde sua criação, a companhia atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil, em grande parte por estímulo de seus fundadores.

Já o atual controlador, Frank Geyer Abubakir, atua na promoção de projetos com impacto positivo na sociedade, seja por seu apoio na Unipar e no Instituto Unipar, do qual é chairman, seja em sua atuação pessoal juntamente com sua esposa Flávia Abubakir por meio do Instituto Flávia Abubakir.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir