Um bloco de ações de cerca de R$ 200 milhões da Monteiro Aranha está sendo oferecido ao mercado.

A holding de investimentos — fundada há mais de 100 anos por Alberto Monteiro de Carvalho e seu amigo Olavo Egydio Souza Aranha — é dona de 6,8% da Ultrapar e 4,2% da Klabin, além de uma carteira de investimentos imobiliários. 

No mercado, especula-se que o banco português Montepio esteja vendendo sua participação de 10,30% na empresa, cuja ação tem liquidez quase nula na Bolsa. 

O Montepio ficou com a participação na holding como parte do pagamento de créditos concedidos ao Grupo Espírito Santo, que entrou em colapso em 2014. 

Além do Montepio, a Bradesco Seguros tem 12,75% da holding, e o restante do capital está nas mãos de uma série de membros das famílias. Ao todo, o Monteiro Aranha, que está na quinta geração, tem cerca de 60 acionistas. 

Apenas pouco mais de 2% da companhia, que vale R$ 2,1 bilhão na B3, estão em circulação no mercado. 

Por meio de um representante, os controladores da Monteiro Aranha disseram ao Brazil Journal que viram a oferta deste bloco “com supresa”, já que havia tratativas para a venda desta participação para eles há algum tempo. Os controladores afirmam ainda ter direito de preferência sobre o bloco.