A ação da Blau sobe mais de 9% no final do pregão depois da companhia oferecer os melhores lances numa licitação de alfapoetina – uma compra anual do Governo Federal para abastecer o SUS.

A alfapoetina – uma droga usada no tratamento de câncer – representa hoje ao redor de 13-15% do faturamento da Blau, que tem cerca de 85% deste mercado.

Num pregão online que começou sexta-feira passada e só terminou hoje, a Blau levou quatro dos 10 lotes de fornecimento (incluindo o lote 7, o maior de todos), enquanto a Sagres – uma distribuidora de medicamentos que participou do pregão oferecendo o produto da Blau – levou outros cinco lotes.

O Laboratório Aché ganhou um único lote, oferecendo uma alfapoetina de origem argentina.

No total, a Blau faturou R$ 212,8 milhões vendendo diretamente ao Governo, enquanto a Sagres ganhou lotes representando R$ 73,5 milhões em vendas.

O pregoeiro pressionou a empresa repetidamente por descontos, em dado momento notando que sua condição de ‘fabricante’ deveria permitir à Blau conceder descontos maiores.

Segundo investidores que assistiram ao pregão, a Blau explicou que o insumo (IFA) utilizado na Alfaepoetina é importado, e que a empresa ainda não tem autorização regulatória para vender o IFA que fabrica em sua planta de Cotia, inaugurada este ano.

Enquanto aguarda o registro no Brasil, que pode demorar anos, a Blau acaba tendo que exportar o IFA ‘made in Brazil’ e importar IFA da China para produzir a alfapoetina.

O resultado final do pregão ainda depende de documentação, homologação e publicação no Diário Oficial.